código da disciplina | ciclo de estudos | semestre lectivo | créditos ECTS | língua de ensino |
1001928 | 1 | 1 | 7.5 | pt |
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas e equações diferenciais básicas. Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Funções reais de uma variável real.
Limite, continuidade e derivação.
Integral definido e aplicações.
Integral impróprio.
Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares.
Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas).
Matemática 12º Ano.
aulas teóricas | 45 |
aulas teórico-práticas | 45 |
total horas lectivas | 90 |
Resolução de problemas | 0<50 % |
Mini testes | 0<50 % |
Frequência | 0<100 % |
Exame | 0<100 % |
STEWART, J. (2001). Cálculo. 4ª ed. São Paulo: Pioneira. Vol 1 e Vol.2.
CARVALHO e SILVA, J. (1994). Princípos de Análise Matemática Aplicada. Lisboa: McGraw-Hill.
FERREIRA, Campos J. (1993). Introdução à Análise Matemática. Fund. Calouste Gulbkenkian.
Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos fundamentais. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas. Quanto à exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstração progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.