DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física Laboratorial - Q+QI

Ano letivo: 2006-2007
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
226pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos

Importância central:
compreensão dos conceitos básicos e das equações do escoamento de fluidos viscosos
compreensão do mecanismo de indução electromagnética que tem origem no movimento de fluidos bons condutores eléctricos

Importância secundária:
competências para traduzir um problema de dinâmica de fluidos ou magnetohidrodinâmica numa forma matemática apropriada
capacidade para interpretar as soluções das equações estabelecidas em termos físicos
Programa genérico mínimo

1 - Revisão de conceitos básicos de dinâmica de fluidos
2 - Soluções da eq. de Navier-Stokes em diferentes geometrias; teoria das camadas limite
3 - Aproximação magnetohidrodinâmica e equação de indução
4 - Força de Lorentz na eq. de Navier-Stokes; equilíbrio magnetohidrostático
5 - Soluções estacionárias; escoamento de Hartmann
6 - Linearização das equações; ondas de Alfven, ondas de torsão
7 - Aplicações; mecanismo de dínamo, aplicações geofísicas e astrofísicas
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
orientação tutorial30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Resolução de problemas30<40 %
Exame60<70 %

Bibliografia de referência

- D. J. Tritton, 'Physical fluid dynamics', Clarendon Press, 1988.
- P. A. Davidson, 'An Introduction to Magnetohydrodynamics', Cambridge University Press, 2001.
Método de ensino
- Concretização dos conceitos teóricos com exemplos relevantes.
- Recurso a material didáctico disponível na web ou desenvolvido pelo professor, como animações e simulações.
- Recurso a software ilustrativo de exemplos de escoamento de fluidos
Recursos específicos utilizados
- Data show, projector de slides.