DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Didáctica da Física I - EFQ

Ano letivo: 2014-2015
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003243217.5pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos

Conhecimento dos temas a ensinar. Capacidade de estruturar e comunicar eficientemente os temas programáticos. Desenvolver  competências diversificadas de ensino / aprendizagem. Desenvolver capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes.

Programa genérico mínimo

Abordagem reflexiva, sob o ponto de vista de um futuro docente, dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário e das suas possíveis extensões.

Contextualização, análise e discussão de exemplos e problemas práticos.

Análise crítica de possíveis dúvidas de futuros alunos e de consequências da incorreção da linguagem científica.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Física e competências associadas necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Mini testes20 %
Exame60 %
concretização da avaliação em 20142015
Avaliação Mini Testes: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia de referência

de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didáctica: Editora Almedina, Coimbra, 2004.

Método de ensino

Aulas com apresentação teórica, integrando a análise conjunta dos conteúdos e a respetiva estruturação.

Aulas PL de aplicação dos temas abordados nas aulas teóricas. Análise e discussão conjunta da abordagem, esquematização e consequente resolução dos problemas/situações apresentados.

Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.