DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Mecânica Clássica I - F+mnrF

Ano letivo: 2019-2020
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002764116pt


Objectivos formativos
Reconhecer e usar os princípios e conceitos básicos da Mecânica Newtoniana, e aplicá-los em exemplos simples. Conhecer e usar técnicas e metodologias apropriadas em mecânica clássica.
Desenvolver as competências de análise e síntese, o raciocínio crítico e aprendizagem autónoma;
Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.
Programa genérico mínimo
1- Mecânica Newtoniana: leis de Newton, leis de conservação, movimento 1D de um sistema conservativo.
2- Campo de forças centrais: órbita de uma partícula sujeita a força central, equações de movimento, o problema de Kepler, sistemas binários, dispersão de partículas.
3- Sistema de partículas: leis de conservação.
4- Formalismo Lagrangiano: ligações, coordenadas generalizadas princípios de d'Alembert e variacional de Hamilton, cálculo de variações, as equações de Lagrange, leis de conservação, equações de Hamilton.
5- Movimento do corpo rígido: transformações ortogonais, ângulos de Euler, teorema de Euler, força de Coriolis, movimento relativo à Terra, momento angular e energia cinética de um corpo com um ponto fixo, tensor de inércia e momento de inércia, equações de movimento de um corpo rígido com um ponto fixo; giroscópio.
6- Formalismo hamiltoniano. Transformações de Legendre. Transformações canónicas.  Parênteses de Poisson
Pré-requisitos
Análise Matemática Álgebra Linear e Geometria Analítica Física Geral I e II.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aprendizagem autónoma;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas15
orientação tutorial15
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo- %
Trabalho laboratorial ou de campo- %
Resolução de problemas20 %
Trabalho de síntese- %
Projecto- %
Trabalho de investigação- %
Mini testes- %
Frequência80 %
Exame100 %
Outros- %
- %
- %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia de referência
MARION, J. B.; e THORNTON, S. T. (1995). Classical Dynamics of Particles and Systems. 4. ed. Academic Press.
FRENCH, A. P. (1971). Newtonian Mechanics. W. W. Norton.
GOLDSTEIN, H. (1980). Classical Mechanics. 2. ed. Addison-Wesley.
LANDAU, L. & LIFCHITZ, E. (1976). Mechanics. Pergammon.
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas, recorrendo a meios audiovisuais e utilizando o quadro, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos que exemplifiquem os conceitos introduzidos.
Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios de aplicação prática, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.
A avaliação: exame final ou a realização regular de problemas que serão avaliados e uma frequência.
Recursos específicos utilizados
Material de laboratório: o giroscópio