DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física I - EB

Ano letivo: 2014-2015
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002951116pt


Objectivos formativos
Reconhecer e utilizar conceitos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse em Eng. Biomédica (EB). Analisar, sintetizar e processar informação.
- Utilizar metodologias e técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e sistemas com interesse para EB.
- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da EB, da ciência e da tecnologia.
- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Ambição profissional;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Programa genérico mínimo
MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
Leis de Newton
Forças de atrito
Forças conservativas e energia potencial
Conservação da energia mecânica
Conservação da energia na presença de forças não conservativas
Conservação do momento linear e do momento angular

MECÂNICA DOS FLUIDOS
Princípios fundamentais de hidroestática
Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli - aplicações
Fluidos viscosos: viscosidade, fluidos não newtonianos, fluxo laminar e turbulento, número de Reynolds, atrito em fluidos viscosos, equação de Poiseuille - aplicações, lei de Stokes - aplicações

FENÓMENOS DE SUPERFÍCIE
Tensão superfícial de um líquido, superfícies curvas nas interfaces líquido-ar
Energia de coesão e energia de adesão
Superfície de separação entre líquidos não miscíveis
Capilaridade
Camadas monomoleculares
Tensões de contacto líquido sólido
Absorção à superfície de sólidos

OSCILAÇÕES
Movimento harmónico simples (MHS)
Sobreposição de dois MHS
Oscilações amortecidas, forçadas, ressonâncias
Pré-requisitos
Nenhum (a unidade curricular é do 1º ano / 1º semestre)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Exame100 %
OutrosA aprovação em frequência permite dispensa de exame %

Bibliografia de referência
Bibliografia de base / Basic bibliography
Apontamentos redigidos pelo professor (lectures notes writetten by the professor)
Manuel Fiolhais, Apontamentos de Física II / Complementos de Física
Bibliografia complementar/ Complementary bibliography
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)
Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de bioquímica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.
Recursos específicos utilizados