DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral - EF+EB

Ano letivo: 2010-2011
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005181116pt


Objectivos formativos

A cadeira de Química Geral visa dar ao aluno um conhecimento teórico das diferentes áreas de química importantes para a Licenciatura em Engenharia Biomédica. A cadeira de Química Geral abrange o ensino da composição da matéria, os fundamentos da energética química, formação de soluções e propriedades coligativas, equilibrio químico em soluções homogéneas e oxidação-redução e uma introdução à Química Orgânica No sentido de uma maior motivação, os exemplos de aplicação serão escolhidos no âmbito das Ciências da vida.

Programa genérico mínimo
A Composição da Matéria
Introdução: propriedades gerais, tabela periódica, classificação dos elementos em grupos e períodos, isótopos, estados de oxidação etc.
Ligação química
Geometria das moléculas
Fase gasosa propriedades e comportamento; gases ideais e não-ideais; forças intermoleculares; misturas de gases; teoria cinética dos gases
Fase líquida propriedades e comportamento; líquidos como solventes;
Fase sólida uma ligeira abordagem
Termodinâmica Química
Energia e entalpia (1ª lei)
Lei de Hess, ciclos Born-Haber e as suas aplicações
Termoquímica
Processos reversíveis e irreversíveis
Entropia e Energia livre de Gibbs

Reacções e Soluções
Tipos de reacções químicas : reacções de ácido base, reacções de precipitação, reacções de oxidação redução.
Equilíbrio químico .Resposta de equilíbrios a perturbações de temperatura, pressão e concentração (príncipio de LeChatelier)
Equilíbrio entre fases.
Ácidos, bases, tampões, pH, titulações ácido-base.
A série electroquímica.
Reacções de oxidação redução, potenciais de electrodo e a equação de Nernst.

Propriedades de soluções: A formação de soluções, solvatação, solubilidade de sólidos e gases em líquidos
Propriedades coligativas; osmose e diálise
Soluções de electrólitos e não-electrólitos.

Compostos orgânicos
Estruturas, geometria e conformação; classificação de compostos, estereoquímica
Grupos funcionais importantes e as suas reacções.


Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
orientação tutorial5
total horas lectivas80

Método de avaliação
Resolução de problemas20 %
Exame80 %

Bibliografia de referência
R. Chang, Chemistry 7th edition (McGraw Hill, 2002)
L.L. Jones e P.W. Atkins, Chemistry. Molecules, Matter and Change, (W. H. Freeman, 1997)
J.C. Kotz e P. Treichel, Chemistry and Chemical Reactivity, (Saunders College Publishing, 1996)

Método de ensino
As aulas teóricas serão acompanhadas dos recursos audiovisuais habituais, incluindo PowerPoint.
Nas aulas teórico práticas o aluno será solicitado, de modo a ter um papel activo, para a resolução de exercícios seleccionados de modo a facilitar a aprendizagem e aplicação a novas situações.
Sempre que possível serão dados exemplos de aplicação ao nível das ciências da vida.

Recursos específicos utilizados