DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Bioquímica - EB

Ano letivo: 2012-2013
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1004706114.5pt


Objectivos formativos
Esta unidade curricular visa proporcionar conhecimentos fundamentais sobre estrutura, função e interacção entre moléculas de interesse biológico começando com a água e a sua importância para a vida. Seguem-se as pequenas moléculas onde se dão relevo aos conceitos de reactividade e ao papel dos grupos funcionais. No primeiro módulo de macromoléculas aprofundam-se os conhecimentos sobre estrutura e função de proteínas e ácidos nucleicos. No último bloco faz-se a introdução ao metabolismo e às principais vias metabólicas.
Programa genérico mínimo
1. Biomoléculas: Aspectos gerais de composição e estrutura.Versatilidade do átomo de carbono. Estereoespecificidade das moléculas biológicas
2.Água e Tampões: Estrutura e interacção da água com solutos carregados. Ligações de hidrogénio. Conceito de interecção hidrofóbica. Conceito de tampão. Equação de Henderson Hasselbach.
3. Proteínas. Características estruturais dos 20 aminoácidos mais comuns nas proteínas. Aspectos estruturais das proteínas. Hélice , conformação , folha .Estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
3.1 Purificação e sequenciação de proteínas. Propriedades das proteínas exploradas no desenho dos métodos de purificação
3.2 Ligação reversível: um conceito central em bioquímica. Conceito de alosterismo e de cooperatividade.
3.3 Enzimas: Como funcionam as enzimas. Inibição enzimática. Mecanismos de regulação da actividade enzimática
4. Hidratos de carbono: Aspectos estruturais e funcionais. Monossacarídeos mais comuns na natureza. Homopolissacarídeos de reserva e estruturais. Heteropolissacarídeos-peptidoglicanos e glicosaminoglicanos. Glico-conjugados- proteoglicanos,glicoproteínas e glicolípidos.
5. Lípidos: Estrutura e função dos lípidos mais representativos. Lípidos de armazenamento,lípidos estruturais, lípidos com funções diversas.
6. Introdução ao metabolismo:Metabolismo dos glícidos, dos lípidos, das proteínas e dos ácidos nucleicos.Inter-relação dos metabolismos.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas15
outras actividades3
total horas lectivas47

Método de avaliação
Resolução de problemas20 %
Mini testes30 %
Outros50 %

Bibliografia de referência
- Biochemistry, L. Stryer, J. Mark Berg, John Tymoczko (6 ª ed., 2006)
-Lehninger Principles of Biochemistry ,DL Nelson e MM Cox, (4ª ed., 2005)
-Bioquímica, Halpern, M. (LIDEL)

Método de ensino
A metodologia utilizada está adaptada aos condicionalismos e infra estruturas existentes. O ensino é distribuído por aulas teóricas (T), práticas (P), teórico-práticas (TP).
As T visam os mecanismos biológicos, estimulam a compreensão e integração dos conhecimentos. A participação dos alunos é estimulada através de questões que permitem a interligação das matérias.
As P dão uma visão de experiências laboratoriais, permitem um reforço do ensino teórico e promovem o trabalho e a discussão em grupo.
As aulas TP têm como objectivo desenvolver a aprendizagem pelo método de análise de problemas.
A relação Docente/Discente é estimulada em todas as metodologias.
Recursos específicos utilizados