DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Fundamentos de Fisiologia II - EB

Ano letivo: 2016-2017
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1003683126pt


Objectivos formativos
- Adquirir as bases do funcionamento de diversos órgãos e tecidos e a sua integração num todo, o organismo humano.

- Adquirir conhecimentos sobre electrofisiologia do sistema nervoso e electroencefalografia e também sobre a avaliação da função renal e a determinação da concentração de hormonas.

- Desenvolver a capacidade de elaborar trabalhos de síntese e de os apresentar (apresentação oral e escrita)
Programa genérico mínimo
TEÓRICAS
Fisiologia do Sistema Nervoso
Fisiologia da Audição e Equilíbrio, do Olfacto e do Gosto e da Visão
Envelhecimento e Demência: Alterações Fisiológicas e Bioquímicas
Biofísica da Audição
Técnicas Diagnósticas em Otorrinolaringologia
Exercício Físico e Regulação da Temperatura Corporal
Fisiologia do Sistema Endócrino
Fisiologia do Sistema Reprodutor
Fisiologia do Sistema Gastrintestinal
Fisiologia do Tecido Adiposo
Regulação da Ingestão de Alimentos e do Dispêndio Energético
PRÁTICAS
Electroencefalografia
Actividade Eléctrica da Pele
Avaliação de Reflexos
Exercício Físico: Sistemas Músculo-esquelético, Cardiovascular e Respiratório. Regulação da Temperatura e do Metabolismo
Determinação de Glicemia, Hemoglobina Glicosilada, Colesterol e Triglicerídeos. Técnicas de ELISA, Western Blotting e Espectrofotometria
Manometria Digestiva e pH Metria
Sistema Digestivo: Endoscopia e Ecografia
SEMINÁRIO
Diabetes Mellitus: Patogenia, Complicações Crónicas e Estratégias Terapêuticas
Pré-requisitos
Anatomia e Histologia Biologia Celular e Molecular Bioquímica
Competências genéricas a atingir
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais14
seminário4
total horas lectivas63

Método de avaliação
Exame80 %
Outros20 %

Bibliografia de referência
Human Physiology. The Basis of Medicine. Oxford Core Texts - G. Pocock and C.D. Richards

Berne and Levy Physiology - B.M. Koeppen and B.A. Stanton

Human Physiology: an integrated approach - Dee Unglaub Silverthorn

Fisiologia Básica - Rui Curi e Joaquim Procopio

Artigos Científicos sobre alguns dos temas ministrados: são disponibilizados os artigos mais recentes e relevantes sobre os temas em causa./Scientific papers: are provided the latest and most relevant papers on the addressed topics.
Método de ensino
1)métodos centrados no professor: expositivo e demonstrativo.
2)métodos centrados no aluno e métodos interactivos: aprendizagem assistida por computador.
3)métodos baseados na experiência: simulação computorizada de experiências; execução de manobras e técnicas de avaliação de uma determinada função e interpretação dos resultados (Biopac Student Lab).
Recursos específicos utilizados

Laboratório: Estudo da Fisiologia do Sistema Urinário e Avaliação da Função Renal. Electrofisiologia do SNC e Electroencefalografia. Determinação da Concentração de Hormonas (demonstração) e Medição da Glicemia.