DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Engenharia de Tecidos - EB

Ano letivo: 2015-2016
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2004431116pt,en


Objectivos formativos
A disciplina proporciona uma descrição introdutória e uma avaliação crítica aos aspectos mais relevantes relacionados com a Engenharia de Tecidos (ET). Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos teóricos (básicos/específicos) que lhes permitam compreender todos os aspectos inter- e multidisciplinares (incluindo os de Engenharia) envolvidos na melhoria, regeneração e/ou substituição de tecidos biológicos e/ou de orgãos humanos. A perspectiva utilizada considera as interacções mútuas entre os 3 pilares da ET: células, biomateriais e sinalização/substâncias bioactivas. Outros aspectos recentes serão também abordado: nanotecnologia de superfícies, nanotecnologia na fabricação de ?scaffolds?, culturas de células e reactores biológicos para aplicações em ET. Serão desenvolvidas competências laboratoriais (execução de trabalhos experimentais e assistência/participação noutras demonstrações laboratoriais). Experts em várias áreas da ET serão convidados a apresentar seminários.
Programa genérico mínimo
Componente teórica: Introdução à Engenharia de Tecidos (ET): enquadramento e perspectiva histórica; aplicações; novas perspectivas e tendências. Fundamentos de ET: biomateriais; células e sinalização celular; estrutura/funções das matrizes extra-celulares; interacções biomateriais/células; adesão celular; biocompatibilidade; respostas imunes/inflamatórias. ?Scaffolds? para ET: propriedades químicas, físicas, biológicas; entrega de substâncias sinalizadoras; ?scaffolds? poliméricos, inorgânicos e compósitos; técnicas de fabricação e nanotecnologias. Bioreactores em ET: introdução; cultura de células; bioreactores; exemplos.
Componente Laboratorial: serão realizados trabalhos experimentais sobre diversas temas relacionados com a disciplin. Serão ainda realizadas várias demonstrações laboratoriais e serão convidados especialistas em várias áreas da ET para apresentar alguns seminários específicos.
Pré-requisitos
Biomateriais
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em investigar;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais20
seminário10
outras actividades20
total horas lectivas80

Método de avaliação
Exame100 %

Bibliografia de referência
R. Lanza, R. Langer, J. Vacanti, (Eds), Principles of Tissue Engineering, 3rd Ed, Academic Press, Elsevier, The Netherlands, 2007
J.P. Fisher, A.G. Mikos, J.D. Bronzino, (Eds), Tissue Engineering, CRC Press, Boca Raton, FL, USA, 2007
C.T. Laurencin, L.S. Nair, (Eds), Nanotechnology and Tissue Engineering, CRC Press, Boca Raton, FL, USA, 2008
A. Atala, R. Lanza, J.A. Thomson, R.M. Nerem, (Eds), Principles of Regenerative Medicine, Academic Press, Elsevier, The Netherlands, 2008
R. Barbucci (Ed), Integrated Biomaterials Science, Kluwer Academic Publishers, NY, USA, 2002
B.D. Ratner, A.S. Hoffman, F.J. Schoen, J.E. Lemons, (Eds), Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine, 2nd Ed, Academic Press, Elsevier, The Netherlands, 2004
J. Park, R.S. Lakes, Biomaterials. An Introduction, 3rd Ed, Springer Science, NY, USA, 2007
Outra bibliografia poderá ser indicada durante as aulas da disciplina/Other bibliographic materials may be provided during course classes.
Método de ensino
Aulas teóricas: exposição oral das matérias usando recursos audiovisuais e acesso a Internet. Os conceitos teóricos serão acompanhados e ilustrados com exemplos, aplicações práticas e casos de estudo.
Aulas laboratoriais: pré-preparação das actividades, supervisão das actividades laboratoriais pelos docentes. Os alunos estarão organizados em grupos.
As demonstrações laboratoriais serão realizadas pelos docentes (e alunos de pós-graduação). Serão organizados vários Seminários a serem apresentados por especialistas da área.
Recursos específicos utilizados

- Sala equipada com meios audiovisuais
- Sala com recursos computacionais e acesso a Internet
- Laboratório de biomateriais equipado com meios de síntese e caracterização de materiais