DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Neurobiologia I - EB

Ano letivo: 2014-2015
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003550116pt,en


Objectivos formativos
A unidade curricular de Neurobiologia I pretende dar formação específica fundamental acerca do modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam, servindo de base para as outras disciplinas da especialização em Neurociências. No final pretende-se que os estudantes:
- Identifiquem as unidades básicas do sistema nervoso e os principais componentes do citoesqueleto.
- Descrevam a organização e função do sistema nervoso central e periférico.
- Reconheçam as principais vias metabólicas cerebrais.
- Descrevam os processos responsáveis pela sinalização neuronal identificando as características electroquímicas das células nervosas, os principais neurotransmissores, neuromodulares, fatores neurotróficos e de transcrição no sistema nervoso e as principais vias de transdução de sinal.
- Analisem os mecanismos de processamento sensorial.
- Descrevam o sistema neuroendrócino e o papel do hipotálamo.
- Identifiquem os diferentes tipos de memória e descrevam as suas bases moleculares.
Programa genérico mínimo
Características do sistema nervoso:
- Os componentes celulares do sistema nervoso (neurónios e células da glia) e o citoesqueleto
-O sistema nervoso central e periférico: relação estrutura/função
Metabolismo energético cerebral
Características eletroquímicas das células nervosas:
- Excitabilidade neuronal e fluxos iónicos
- Canais iónicos e transportadores
- Papel de mielinização na condução do impulso nervoso
A transmissão sináptica
- As sinapses elétricas e químicas
- Mecanismos de exocitose e proteínas sinápticas
- Transporte axonal
Sinalização inter e intracelular
- Principais tipos de neurotransmissores e neuromoduladores, recetores de membrana e vias de sinalização
- Fatores neurotróficos e de transcrição
Neurobiologia dos sentidos
- Sistema somato-sensorial
- Visão
- Olfato
- Audição
- Sistema vestibular
- Paladar
Sistema neuroendócrino e papel do hipotálamo
Hipocampo e memória
Pré-requisitos
Unidades curriculares: Biologia Celular e Molecular; Fundamentos de Fisiologia I e II; Biologia Celular do Desenvolvimento Humano. Conhecimentos linguísticos: inglês
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas15
seminário2
total horas lectivas62

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo10 %
Trabalho de investigação20 %
Mini testes10 %
Exame50 %
OutrosApresentação oral e discussão de artigos científicos (10)/Oral presentation and discussion of scientific papers (10) %

Bibliografia de referência
- Siegel GJ, Albers RW, Brady S, Price DL (2006) ?Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects?, 7th edition, Elsevier Academic Press.
- Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, McNamara JO, Williams SM (2008) ?Neuroscience?, 4th edition, Sinauer Associates Inc.
- Nadeau SE, Ferguson TS (2004) ?Medical Neuroscience?, 1st edition, Saunders ? Elsevier.
- Matthews GG (2001) ?Neurobiology: Molecules, Cells and Systems?. Blackwell Science, Inc.
Método de ensino
A metodologia de ensino inclui:
Aulas teóricas: conceitos de anatomia, fisiologia e funcionamento do sistema nervoso; bases da neurotransmissão e acção de neurotransmissores/neuromoduladores, sinalização inter e intracelular; neurobiologia dos sentidos; acção hormonal do hipotálamo; papel do hipocampo na memória e aprendizagem
Aulas teórico-práticas: noções sobre preparação e apresentação de artigos científicos e pesquisa bibliográfica; apresentação oral de artigos científicos; preparação de relatório de resolução de problemas; testes intermédios; seminário
Seminário: neurocientista convidado
Recursos específicos utilizados
Acesso a internet.