DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Álgebra Linear e Geometria Analítica - F+EF

Ano letivo: 2019-2020
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1001950116pt


Objectivos formativos
Tratando-se de um primeiro contacto formal que os alunos têm com a abstração matemática, os assuntos desenvolvidos nesta disciplina requerem que, simultaneamente, se apresentem exemplos matemáticos variados que os alunos dominam e respectivas generalizações, com vista à introdução dos conceitos genéricos de matriz, espaço vectorial e transformação linear. Tais são ferramentas matemáticas que o aluno desenvolverá tendo como principal finalidade a respectiva utilização em outras áreas da matemática e aplicações na Engenharia (determinantes, método de Eliminação de Gauss e método dos mínimos quadrados na resolução de sistemas lineares, diagonalização de matrizes).

Competências genéricas em:
análise e síntese;
organização e planificação;
comunicação oral e escrita;
resolver problemas;
raciocínio crítico;
comunicar com pessoas que não são especialistas;
aprendizagem autónoma;
aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
autocrítica e auto-avaliação
Programa genérico mínimo
1. Matrizes - Operações com matrizes.
2. Sistemas de Equações Lineares - Método de Eliminação de Gauss.
3. Inversão de matrizes - Algoritmo de Gauss-Jordan.
4. Determinantes.
5. Espaços Vectoriais.
6. Transformações Lineares.
7. Espaços Vectoriais com Produto Interno. ? Método dos Mínimos Quadrados.
8. Diagonalização de matrizes.
9. Aplicações Geométricas em R2 e em R3.
Pré-requisitos
Conhecimento e domínio das matérias leccionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo- %
Trabalho laboratorial ou de campo- %
Resolução de problemas0 to 10 %
Trabalho de síntese- %
Projecto- %
Trabalho de investigação- %
Mini testes0 to 20 %
Frequência0 to 90 %
Exame0 to 100 %
Outros- %
- %
- %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Resolução de problemas ? 0 -10%. Mini testes ? 0-20%. Frequência ? 0 ? 90%. Exame ? 0 ? 100%.: 100.0%

Bibliografia de referência
Referências Principais

Ana Paula SANTANA, João QUEIRÓ (2010) Introdução à Álgebra linear.Trajectos Ciência, 10. Gradiva.

Seymour LIPSCHUTZ (1972) Álgebra linear, McGraw-Hill.

Referências Complementares

GOODAIRE, Edgar (2003). Liner Algebra: A Pure and Applied First Course. Prentice Hall, Pearson Education Inc.

LEON, Steven J. (2002). Linear Algebra with Applications. New Jersey: Prentice Hall.

MAGALHÃES, Luís T. (1989). Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada. Texto Editora.

STRANG, Gilbert (1988). Linear Algebra and its Applications, San Diego: Harcout Brace Jovanovich.
Método de ensino
A disciplina engloba:
(i) 45 horas de aulas teóricas expositórias;
(ii) 30 horas de aulas teórico-práticas onde é exigido que o aluno apresente, perante os colegas, exercícios resolvidos e preparados em casa;
(iii) o aparecimento a aulas tutoriais semanais (para esclarecimentos de dúvidas).

Método de avaliação:
Resolução de problemas ? 0 -10%.
Mini testes ? 0-20%.
Frequência ? 0 ? 90%.
Exame ? 0 ? 100%.
Recursos específicos utilizados