DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2002-2003
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
16pt


Objectivos formativos
A qualidade é um dos principais factores que influenciam a aquisição de um número crescente de produtos e serviços quer o cliente seja um indivíduo, uma empresa industrial ou uma organização pública. Assim, a compreensão dos conceitos associados à qualidade, a sua medição e controlo (ao nível do projecto e fabrico), são fundamentais para o sucesso das organizações.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram os fundamentos da gestão da qualidade, e que apreendam as ferramentas disponíveis para a sua implementação, medição e controlo, quer na fase de projecto, quer na fase de execução
Programa genérico mínimo
Definições
Custos da qualidade
Noções estatísticas aplicadas à qualidade
Controlo da recepção
Cartas de controlo
Metrologia
Fiabilidade
Qualidade da concepção
Normalização

Pré-requisitos
Probabilidades e Estatística, Economia e Gestão Industrial



Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em planear e gerir;
. Capacidade negocial;
. Competência para resolver problemas;
. Capacidade de decisão;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas30
outras actividades10
total horas lectivas70

Método de avaliação
Exame100 %

Bibliografia de referência
J.M. Magalhães e C. Silva, Gestão da Qualidade (Apontamentos da disciplina), DEM (Texto Principal).
A.V. Feigenbaum, Total Quality Control, 3rd ed., McGraw-Hill
J.M. Juran e F. M. Gryna Jr., Quality Planning and Analysis
Método de ensino
Aulas teóricas para exposição dos assuntos tratados nas disciplinas.
Aulas teórico práticas para resolução de problemas. A resolução de problemas é feita em grupo, estando o docente disponível na aula para ajudar os alunos a ultrapassarem as dificuldades sentidas.

Recursos específicos utilizados