DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Complementos de Electrónica - EF

Ano letivo: 2013-2014
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003023216pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
- Estudo aprofundado dos circuitos amplificadores de andar único, diferenciais e multi-andar, incluindo a resposta em frequência
- Compreender a aplicar os princípios fundamentais da realimentação e da estabilidade
- Capacidade de análise e projecto de filtros electrónicos, de geradores de sinais e de circuitos formatadores de sinal







Programa genérico mínimo
1. Circuitos amplificadores de andar único.
Introdução. Comparação das principais características dos transistores bipolares e MOS; modelos de alta frequência. Polarização de circuitos integrados: fontes de corrente e espelhos de corrente. Resposta em alta frequência dos circuitos: consideraçãoes gerais; determinação aproximada de f3dB; o teorema de Miller. Circuitos amplificadores de andar único básicos e sua resposta em frequência. O amplificador cascode. Espelhos de corrente melhoradas.

2. Amplificadores diferenciais e multi-andar.
O par diferencial MOS e funcionamento para sinais fracos. O par diferencial BJT. Características não ideais do amplificador diferencial. Exemplos de amplificadores multi-andar simples.

3. Realimentação.
Propriedades básicas da realimentação negativa. As topologias básicas. Determinação do ganho. O problema da estabilidade. O efeito da realimentação nos polos do amplificador. Estudo da estabilidade usando diagramas de Bode. Compensação em frequência.

4. Filtros e amplificadores sintonizados.
Introdução. Função de transferência. Filtros Butterworth e Chebyshev. Funções de primeira e segunda ordem. Filtro LCR. Filtros activos. Amplificadores sintonizados.

5. Geradores de sinal e circuitos de formatação de sinais.
Introdução. Osciladores sinusoidais. Osciladores com amplificador operacional. Osciladores com cristal. Geradores de ondas quadradas, triangulares e de impulso único. Rectificadores de precisão.






Pré-requisitos

Electrónica.

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Capacidade de decisão;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Compromisso ético;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo30 %
Exame70 %

Bibliografia de referência
Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.



Método de ensino

Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratorias e de simulação.








Recursos específicos utilizados
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação.