DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Elementos de Física - EGeog

Ano letivo: 2003-2004
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
17.5pt


Objectivos formativos
Competências de importância central:

Compreensão teórica dos fenómenos físicos
Capacidade para resolver problemas
Cultura geral aprofundada em Física

Competências de importância secundária:

Capacidade para aprender
Capacidades experimentais e laboratoriais
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Programa genérico mínimo
1. Estrutura cristalina de sólidos
2. Imperfeições (defeitos) em sólidos
3. Difracção de raios X, neutrões e electrões.
4. Dinâmica das redes cristalinas
5. Propriedades térmicas dos sólidos
6. Electrões em sólidos
7. Introdução ao estudo de semicondutores
8. Noções de magnetismo em sólidos
Pré-requisitos
Análise Matemática I e II
Física Geral I e II
Fundamentos de Física Moderna
Mecânica Quântica
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Mini testes15 %
Exame65 %

Bibliografia de referência
Apontamentos da disciplina - M. Margarida R. R. Costa e Lourdes C. R. Andrade

Elementary Solid State Physics - M. A. Omar, Addison Wesley Publishing Company, 1975

The Basics of Crystallography and Diffraction - C. Hammond, Oxford University Press, 2001
Método de ensino
Nas aulas teóricas serão apresentados os tópicos do programa, solicitando-se frequentemente a intervenção dos alunos, de modo a estimular o seu espírito crítico, a capacidade de compreender e de relacionar.

Os alunos serão convidados a resolver em casa problemas propostos; estes serão discutidos em aulas PL e as dúvidas esclarecidas através do diálogo entre alunos e destes com o Professor.

Os trabalhos laboratoriais serão apresentados, de forma sucinta mas completa, por grupos de alunos que posteriormente os vão realizar em Laboratório.
Recursos específicos utilizados