DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física da Matéria Condensada - F+EF

Ano letivo: 2011-2012
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002708127.5pt


Objectivos formativos

Competências de importância central:

Compreensão teórica dos fenómenos físicos.

Capacidade para resolver problemas.

Cultura geral aprofundada em Física.

 

Competências de importância secundária:

Capacidade para aprender.

Capacidades experimentais e laboratoriais.

Capacidade para procurar e utilizar bibliografia.

Programa genérico mínimo

1. Estrutura cristalina de sólidos.

2. Difracção de raios X, neutrões e electrões.

3. Imperfeições (defeitos) em sólidos.

4. Dinâmica das redes cristalinas.

5. Propriedades térmicas dos sólidos.

6. Eletrões em sólidos.

7. Introdução ao estudo de semicondutores

8. Noções de magnetismo em sólidos.

Pré-requisitos

Análise Matemática I e II

Física Geral I e II

Fundamentos de Física Moderna

Mecânica Quântica.

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Mini testes15 %
Exame65 %
concretização da avaliação em 20112012
Mini testes : 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo : 20.0%
Exame: 65.0%

Bibliografia de referência

Esquemas dos apontamentos em Powerpoint – Lourdes C. R. Andrade

Apontamentos da disciplina - M. Margarida R. R. Costa e Lourdes C. R. Andrade

OMAR, M. A. (1975). Elementary Solid State Physics. Addison Wesley Publishing Company.

Kittel, Charles. (1971). Introduction to Solid State Physics.

Ashcroft, N. W. & Mermin, N. D. (1986). Solid State Physics

Método de ensino

Nas aulas teóricas serão apresentados os tópicos do programa, solicitando-se frequentemente a intervenção dos alunos, de modo a estimular o seu espírito crítico, a capacidade de compreender e de relacionar. Os alunos serão convidados a resolver problemas propostos nas aulas teórico-práticas e as dúvidas esclarecidas através do diálogo entre alunos e destes com o Professor. Os trabalhos laboratoriais serão apresentados, de forma sucinta mas completa, por grupos de alunos que posteriormente os vão realizar em Laboratório.

Recursos específicos utilizados