DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2005-2006
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
15.5pt


Objectivos formativos
Compreensão de alguns conceitos físicos fundamentais ligados a fenómenos e técnicas relacionados com as Ciências Farmacêuticas. Aquisição de competências relativamente às bases de construção e operação de instrumentos de medida de parâmetros físicos.
Programa genérico mínimo
Metodologia da Física. Sistemas de medidas. Forças fundamentais da natureza e forças derivadas. Massa e peso: determinações de massa. Densidade e densimetria. Escoamento de fluídos. Equação de Bernoulli e aplicações. Viscosidade, viscosimetria e viscosímetros. Comportamento e classificação reológica de fluídos. Sedimentação. Velocidade e Coeficiente. Máquinas centrifugadoras e ultra-centrifugadoras. Utilização de máquinas centrifugadoras em laboratórios bioanalíticos. Fenómenos de superfície. Fenómeno interfacial e tensão superficial de um líquido. Fenómenos de capilaridade. Agentes tensioactivos. Determinação da tensão superficial. Pressão de gases. Processos térmicos: Princípio de Watt, Lei de Raoult; Lei de Henry; misturas azeotrópicas; destilação molecular, máquinas frigoríficas, autoclave, liofilização. Ondas electromagnéticas: refracção e refractometria, fenómenos de interferência e difracção, polarização e polarimetria. Electricidade e métodos electroanalíticos: potenciometria, condutimetria, voltametria, polarografia, coulometria.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais

Método de avaliação

Bibliografia de referência
Colleta, V.P. College physics. Mosby Int. St Louis, 1995.

Índias, M.A.C. Curso de Física. MacGraw-Hill, 1992.

Durán, J.E.R. Biofísica, fundamentos e aplicações. Prentice Hall, São Paulo, 2003.

Squires, G.L. Practical Physics. 4th ed. Cambridge University Press, Cambridge, 2001.
Método de ensino
Recursos específicos utilizados