DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

História da Física - F

Ano letivo: 2016-2017
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002880123pt


Objectivos formativos
Objectivos gerais da unidade curricular:
Expor aspetos fundamentais relacionados com a história da Física.
Apresentar uma abordagem abrangente da natureza da ciência e das mudanças no pensamento científico.
Analisar a dinâmica de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.
Promover uma compreensão da interação e complementaridade entre os domínios da Física.
Estimular uma melhor compreensão da natureza da ciência, e da Física em particular.
Analisar o desenvolvimento da Física num contexto sociocultural, económico e político.
Incentivar uma atitude de abertura do conhecimento a outros domínios da atividade humana.

Competências genéricas a desenvolver:
Análise e síntese;
Comunicação oral e escrita;
Trabalho em grupo;
Valorização da diversidade e multiculturalidade;
Raciocínio crítico;
Comunicação com pessoas que não são especialistas na área;
Aprendizagem autónoma;
Criatividade.
Programa genérico mínimo
1- Introdução: Natureza da ciência.
2- Origens remotas da Ciência: Filósofos Jónios; Ciência na Antiga Grécia; Ciência do período Helenístico à Idade Média.
3- O saber na Idade Média: Influência árabe; Filosofia escolástica e o revitalizar do conhecimento; Precursores de modernidade
4- Revolução científica e nascimento da Ciência Moderna: Nova ciência e a quantificação dos fenómenos naturais; Importância da Matemática e dos instrumentos científicos
5- Galileu e os fundamentos da ciência moderna: Controvérsia sobre o heliocentrismo; Método científico; Duas novas ciências.
6- Newton e o estabelecimento do novo paradigma científico: Princípios matemáticos da Filosofia Natural; Física e Astronomia newtoniana
7- Conquistas e as limitações da Física Clássica: Mecânica celeste; Novas áreas da Física no séc. XIX; Descobertas nos finais do séc. XIX e a necessidade de uma nova física.
Pré-requisitos
Física Geral, Fundamentos de Física Moderna, Mecânica Clássica I, Mecânica Quântica I, Electromagnetismo I, Termodinâmica.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Valorização da diversidade e multiculturalidade;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo0 %
Trabalho laboratorial ou de campo0 %
Resolução de problemas0 %
Trabalho de síntese50 %
Projecto0 %
Trabalho de investigação0 %
Mini testes0 %
Frequência50 %
Exame50 %
Outros0 %
0 %
0 %

Bibliografia de referência
COHEN, I. B. (1985). Revolution in Science. Cambridge. Harvard University Press.
HEILBRON, J. L. (1982). Elements of Early Modern Physics. Los Angeles: Univ. of California Press.
HOLTON, G. (1974). Thematic Origins of Scientific Thought. Havard: Havard Univ. Press.
HOLTON, G. (1985) Physics, the human adventure : from copernicus to Einstein and Beyond. London : Rutger University Press.
GRANT, E. (1971). Physical science in the midle ages. New York : John Wiley.
KOYRÉ, A. (1990). Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Lisboa: Gradiva.
MOTZ, L.; WEAVER, J. H. (1988). The concepts of science : from newton to Einstein. New York : Plenum Press,
TATON, R. (ed), (1983). Histoire Generale des Sciences, P.U.F, Paris.
WEAVER, J. H. (1987). The world of physics : a small library of the literature of physics from antiquity to the present : 3 vols. New York : Simon and Schuster.
WEART, S. R., PHILLIPS, M. (eds). (1985). History of physics. New York : American Institute of Physics.
Método de ensino
Divisão em módulos correspondendo aos períodos históricos definidos no programa, nos quais haverá exposições do professor, abrindo problemáticas e solicitando as intervenções dos alunos tendo como referência elementos bibliográficos previamente distribuídos. A iniciação dos estudantes na História da Física exige a introdução de conceitos e ferramentas epistemológicas básicas, bem como uma panorâmica da evolução do pensamento científico.
Método expositivo, com estímulo à investigação bibliográfica utilizando recursos diversificados.
Recursos específicos utilizados
Datashow, retroprojector e ecrã