DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Álgebra Linear e Geometria Analítica - EB

Ano letivo: 2018-2019
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1001636126pt


Objectivos formativos
Tratando-se de um primeiro contato formal que os alunos têm com a abstração matemática, os assuntos desenvolvidos requerem que, simultaneamente, se apresentem exemplos matemáticos variados que os alunos dominam (tais como o conjunto dos reais e dos complexos e funções entre estes conjuntos) e suas generalizações, com vista à introdução das noções de matriz, espaço vetorial e transformação linear.
Estas ferramentas matemáticas serão desenvolvidas pelo aluno tendo como finalidade a sua utilização noutras áreas da matemática e aplicações na engenharia (determinantes, método de eliminação de Gauss e dos mínimos quadrados na resolução de sistemas lineares, diagonalização de matrizes).
A unidade permite desenvolver competências de análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral e escrita, capacidade de resolver problemas e de cálculo. A nível pessoal permite desenvolver capacidades de aprendizagem autónoma, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimentos teóricos.
Programa genérico mínimo
1. Matrizes - Operações com matrizes.
2. Sistemas de Equações Lineares - Método de Eliminação de Gauss.
3. Inversão de matrizes - Algoritmo de Gauss-Jordan.
4. Determinantes.
5. Espaços Vetoriais.
6. Transformações Lineares.
7. Espaços Vetoriais com Produto Interno ? Método dos Mínimos Quadrados.
8. Diagonalização de matrizes.
9. Aplicações Geométricas em R2 e em R3.
Pré-requisitos
Ensino Secundário | Língua Portuguesa
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo0 %
Trabalho laboratorial ou de campo0 %
Resolução de problemas0 %
Trabalho de síntese0 %
Projecto0 %
Trabalho de investigação0 %
Mini testes0 %
Frequência0 %
Exame100 %
Outros0 %
0 %
0 %

Bibliografia de referência
Ana Paula Santana & João Filipe Queiró, Introdução à Álgebra Linear, Gradiva, 2010
Gilbert Strang, Linear Algebra and its Applications, Harcout Brace Jovanovich, San Diego, 1988
Método de ensino
Os resultados fundamentais da Álgebra Linear são apresentados com pormenor e rigor. Todas as novas ideias e resultados são seguidos de exemplos de aplicação (teóricos e práticos) para avaliar a compreensão dos mesmos. A resolução independente de problemas de diverso tipo é fortemente estimulada. Nas aulas e como trabalho de casa os alunos devem resolver exercícios de diversos tipos e níveis de dificuldade.

A avaliação da unidade é feita por exame final.
Recursos específicos utilizados
Não tem.