DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2003-2004
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
26pt


Objectivos formativos
Pretende-se que os alunos adquiram competências na utilização dos sistemas globais de posicionamento e navegação aplicados à resolução de problemas oriundos de diversas áreas, nomeadamente cartografia, cadastro, monitorização ambiental ou planeamento e ordenamento do território. Nesse sentido, será feito um estudo mais aprofundado dos Sistemas de Posicionamento Espaciais (em particular GPS), tendo em consideração os vários métodos de posicionamento e navegação. Serão analisadas técnicas de observação e processamento dos dados em função dos objectivos através de estudo teórico e prático. Pretende-se que os alunos conheçam as particularidades das aplicações dos sistemas para serviços baseados em localização (LBS), simples ou integrados com outros sensores, para aplicações tais como controlo de frotas ou serviços de emergência.
Programa genérico mínimo
1. História, Evolução e Perspectivas dos Sistemas de Posicionamento e Navegação
1.1. Sistemas de Posicionamento e Navegação Global (GPS, GALILEO, GLONASS).
1.2. Instrumentação e sensores para posicionamento e navegação por satélite.
2. O Sistema Global de Posicionamento (GPS)
2.1. Modos de Posicionamento
2.2. Fontes de erro.
2.3. Estratégias de processamento de dados.
3. Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK)
3.1. Modelos matemáticos de correcções diferenciais.
3.2. Modelação de erros.
3.3. Métodos e formatos de correcções de fase e código.
3.4. Integridade, fiabilidade, continuidade e disponibilidade.
4. Navegação
4.1. Arquitectura de Sistemas Baseados em Localização (LBS).
4.2. Cartografia para sistemas de navegação.
4.3. Sensores integrados.
Pré-requisitos
Conhecimentos de Geodesia
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em análise e síntese;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais45
orientação tutorial5
total horas lectivas80

Método de avaliação
Projecto20-40 %
Frequência0-10 %
Exame60-80 %

Bibliografia de referência
HOFMANN-WELLENHOF, B., LICHTENEGGER, H. & COLLINS, J., 2001. GPS Theory and Practice. Springer-Verlag, Vienna New York, 5th ed.
Elliott Kaplan and Chris Hegarty Editors, Understanding GPS: Principles and Applications, 2nd Edition, Artech House, 2005
Método de ensino
Os conceitos teóricos fundamentais apresentados nas aulas teóricas serão acompanhados da resolução de problemas práticos, bem como da utilização de equipamento e software de sistemas globais de posicionamento por satélite. Os alunos realizarão um projecto de forma a porem em prática os conhecimentos adquiridos.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de informática. Sistema de Posicionamento e Navegação (receptores e software de processamento de dados).