DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Comunicação e Novas Tecnologias no Ensino das Ciências - EC3

Ano letivo: 2010-2011
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
3004545316pt


Objectivos formativos
Capacidade de usar o computador como ferramenta de cálculo e de comunicação. Uso do quadro interactivo para ensinar conceitos de Física, usando, em particular, simulações realistas de fenómenos físicos e químicos. Capacidade de usar um sistema de sensores e de aquisição de dados para realizar experiências. Capacidade de fazer tratamento e apresentação adequados de dados experimentais.

Programa genérico mínimo
-Pequena introdução aos métodos numéricos para resolver a equação de Newton
- Simulações de fenómenos físicos usando folhas de cálculo: queda de um grave sujeito à resistência do ar, pêndulo físico, propagação de ondas.
- Breve introdução aos fenómenos caóticos
- Uso de sensores e dos sistemas de aquisição de dados a eles acoplados para realizar experiências de física e química.
- Uso do quadro interactivo no ensino da Física: demonstração, uso das aplicações existentes e seu eventual desenvolvimento
- Noções básicas de estatística e sua aplicação em química e física usando folha de cálculo.
- Tratamento e apresentação de dados experimentais.
- Visualização em química: estruturas químicas, densidade electrónica, simetria.
- Utilização de ferramentas computacionais didácticas para a resolução da equação de Schrödinger unidimensional.

Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas7
aulas práticas laboratoriais23
total horas lectivas30

Método de avaliação
Resolução de problemas35 %
Projecto65 %

Bibliografia de referência
An Introduction to Computer Simulation Methods: Applications to Physical Systems, 2nd edition,Harvey Gould, Jan Tobochnik, Addison-Wesley, New York.
Beginning Mathematics for Chemistry, S.K. Scott, Oxford University Press, Oxford (2003).
Excel for Chemists, E.J. Billo, Wiley-VCH, NewYork (2001).

Método de ensino
Aulas essencialmente práticas usando o computador, sensores e quadro interactivo

Recursos específicos utilizados
Computadores ligados em rede, sistema de sensores e de aquisicação de dados, quadro interactivo. Software necessário: browser, folha de cálculo, programas de visualização e outras ferramentas existentes na web