DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

 - 

Ano letivo: 2009-2010
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
26pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
Pretende-se estimular nos alunos uma atitude de inovação e de empreendedorismo através
da discussão dos conceitos chave, do contacto e análise de casos de sucesso e de fracasso e
da prática e exploração de cenários.
Será dado especial enfoque à capacidade de apresentação de ideias, à capacidade de
negociação e à elaboração e defesa de um plano de negócios.
Pretende-se igualmente apoiar os alunos na descoberta e desenvolvimento das qualidades,
características e atitudes de empreendedores bem sucedidos.
Programa genérico mínimo
1. Inovação
. Definição de Inovação num contexto empresarial
. As 5 disciplinas da Inovação
- Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado
- Criação de Valor
- Campeões da Inovação (Innovation Champions)
- Equipas de Inovação
- Alinhamento Organizacional
. Fóruns de Inovação
. Construção de Planos de Inovação
2. Construção e Apresentação de Propostas de Valor
- Metodologia NABC (Needs, Approach, Bennefit, Competition)
3. Técnicas de Negociação
4. Plano de Negócios
5. Liderança e Empreendedorismo
- Motivação, formação e liderança
- Ambição
- A importância do Ecossistema e das Redes
- Ética e Empreendedorismo
- Empreendedorismo Social
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em trabalho em grupo;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
. Ambição profissional;
. Capacidade negocial;
. Capacidade de decisão;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Liderança;
. Preocupação com desenvolvimento sustentado;
. Competência em planear e gerir;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
seminário30

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo70 %
Resolução de problemas30 %

Bibliografia de referência
The 5 Disciplines of Innovation, SRI - Stanford Research Institute, 2010
Vasconcellos e Sá, Jorge Alberto1997, Os Senhores da Guerra, Bertrand Editora.
Método de ensino
Procurar-se-á implementar um método de aprendizagem participativo, privilegiando a
aquisição activa de competências mais do que a transmissão passiva de
conhecimentos. Os alunos, organizados em equipas, terão de efectuar pequenos testes
práticos, como por exemplo a construção, apresentação e defesa de uma proposta de
valor ou de um plano de negócios simplificado.
Serão dados exemplos práticos de empreendedores, bem e mal sucedidos, e
convidados alguns protagonistas nacionais para partilharem a sua experiência.
Recursos específicos utilizados