DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Inovação e Empreendedorismo Tecnológico - EB

Ano letivo: 2017-2018
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2016346116pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
Pretende-se estimular nos alunos uma atitude de inovação e de empreendedorismo através da discussão dos conceitos chave, do contacto e análise de casos de sucesso e de fracasso e da prática e exploração de cenários.
Será dado especial enfoque à capacidade de apresentação de ideias, à capacidade de negociação e à elaboração e defesa de um plano de negócios.
Pretende-se igualmente apoiar os alunos na descoberta e desenvolvimento das qualidades, características e atitudes de empreendedores bem sucedidos.
Programa genérico mínimo
1. Inovação
. Definição de Inovação num contexto empresarial
. As 5 disciplinas da Inovação
- Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado
- Criação de Valor
- Campeões da Inovação (Innovation Champions)
- Equipas de Inovação
- Alinhamento Organizacional
. Fóruns de Inovação
. Construção de Planos de Inovação

2. Construção e Apresentação de Propostas de Valor
- Metodologia NABC (Needs, Approach, Bennefit, Competition)

3. Técnicas de Negociação

4. Plano de Negócios
- The Customer Development Model (customer discovery; customer validation)
- Canvas Business Model
5. Liderança e Empreendedorismo
- Motivação, formação e liderança
- Ambição
- A importância do Ecossistema e das Redes
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em trabalho em grupo;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
. Ambição profissional;
. Capacidade negocial;
. Capacidade de decisão;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Liderança;
. Preocupação com desenvolvimento sustentado;
. Competência em planear e gerir;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
seminário30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Projecto70 %
Exame30 %

Bibliografia de referência
The 5 Disciplines of Innovation, SRI ? Stanford Research Institute, 2010

Vasconcellos e Sá, Jorge Alberto1997, Os Senhores da Guerra Bertrand Editora.

http://faculty.babson.edu/academic/sye3/RocketPitch/Student/index.htm

Steve Blank and Bob Dorf, K&S Ranch Publ, USA 2012
?The Startup Owner?s Manual ? The step by step guide for building a great company?,
www.steveblank.com
http://faculty.babson.edu/academic/sye3/RocketPitch/Student/index.htm

Youtube?
http://www.youtube.com/watch?v=Tq0tan49rmc&feature=autoplay&list=P
L4BD9854098A1A336&lf=results_video&index=19&playnext=2
Método de ensino
Procurar-se-á implementar um método de aprendizagem participativo, privilegiando a aquisição activa de competências mais do que a transmissão passiva de conhecimentos. Os alunos, organizados em equipas, terão de efectuar pequenos testes práticos, como por exemplo a construção, apresentação e defesa de uma proposta de valor ou de um plano de negócios simplificado.

Serão dados exemplos práticos de empreendedores, bem e mal sucedidos, e convidados alguns protagonistas nacionais para partilharem a sua experiência.
Recursos específicos utilizados