DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Complementos de Física do Estado Sólido - Fc

Ano letivo: 2002-2003
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
17.5pt


Objectivos formativos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial para funções de várias variáveis reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de sucessões e séries numéricas e de funções. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Programa genérico mínimo
Sucessões e séries numéricas
Critérios de convergência

Sucessões e séries de funções
Convergência uniforme
Séries de potências
Fórmula e série de Taylor
Séries de Fourier

Funções reais de várias variáveis reais - cálculo diferencial
Limite e continuidade
Derivação parcial
Diferenciabilidade
Derivação de funções compostas
Derivadas direccionais. Gradiente
Teorema da função implícita
Extremos. Multiplicadores de Lagrange
Pré-requisitos
Análise Matemática I
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Resolução de problemas0<45 %
Mini testes0<50 %
Frequência0<100 %
Exame0<100 %

Bibliografia de referência
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994
Breda, A., Costa, J., Cálculo com funções de várias variáveis, McGraw-Hill, Lisboa, 1996
Spiegel, M., Análise de Fourier, Colecção Schaum, São Paulo, 1977
Método de ensino
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.
Recursos específicos utilizados