DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física Geral II - F+EF

Ano letivo: 2014-2015
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002572126pt


Objectivos formativos
Objetivos:
- Compreensão de leis (teóricas e empíricas) de Física Clássica e das suas aplicações.
- Capacidade de utilizar conceitos de Física Clássica para resolver problemas.
- Capacidade para aprender Física.
- Cultura geral aprofundada em Física.
- Capacidade para comunicar Física Clássica por escrito e oralmente.

Competências:
- Competência em análise e síntese.
- Competência em organização e planificação.
- Competência em comunicação oral e escrita.
- Competência para resolver problemas.
- Competência em raciocínio crítico.
- Competência em aprendizagem autónoma.
- Adaptabilidade a novas situações.
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
- Competência em autocrítica e auto-avaliação.
Programa genérico mínimo
Lei de Coulomb. Campo, energia potencial e potencial elétricos. Lei de Gauss. Condutores. Condensadores. Meios dielétricos.

Corrente elétrica. Lei de Ohm. Força eletromotriz. Leis de Kirchhoff. Associação de resistências. Galvanómetros, voltímetros e amperímetros. Carga e descarga de condensadores.

Experiências de Oersted. Lei de Laplace. Efeito de Hall. Lei de Biot-Savart. Cálculo de campos magnéticos criados por correntes elétricas. Interação entre correntes elétricas. Lei de Ampère. Indução magnética. Leis de Faraday e de Lenz. Auto-indução e indução mútua. Corrente alterna. Circuitos LC e RLC. Transformadores.

Geração de ondas eletromagnéticas. Polarização. Vetor de Poynting. Espetro. Comportamento da luz visível.

Princípios e leis da ótica geométrica. Reflexão. Refração. Dispersão. Espelhos planos e esféricos. Lentes delgadas. A máquina fotográfica reflex. O olho humano. A lupa. O microscópio. Os telescópios.

A experiência de Young. Interferência e difração. Filmes finos.
Pré-requisitos
Física Geral I, Análise Matemática I
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo0 %
Trabalho laboratorial ou de campo0 %
Resolução de problemas0 %
Trabalho de síntese0 %
Projecto0 %
Trabalho de investigação0 %
Mini testes0 %
Frequência2: 50 + 50 %
Exame100 %
Outros0 %
0 %
0 %

Bibliografia de referência
Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics?
Raymond A. Serway, John Jewett?
Brooks/Cole (9th edition, 2013); ISBN: 978-1133953999

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics
?Douglas C. Giancoli
?Pearson (4th edition, 2008); ISBN: 978-0136074809

Fundamentos de Física
?Maria José B. Marques de Almeida, Maria Margarida Ramalho R. Costa
?Almedina (3ª edição, 2012); ISBN: 978-9724048413
Método de ensino
Ensino direto com participação ativa dos alunos. Desafios colocados nas aulas teóricas.

Aulas teórico-práticas de aplicação de conceitos e leis Físicas à resolução de problemas.
Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.