|
Aplicação da Teoria de Grupos à Física
Fc(opt) 2005 . 2006 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Programa genérico mínimo
Funções reais de uma variável real
Limite, continuidade e derivação Integral definido e aplicações Integral impróprio Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas) Pré-requisitos
Matemática 12º Ano
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994 Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fund. Calouste Gulbkenkian, 1993. Método de ensino
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Recursos específicos utilizados
|