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Análise Matemática I
F+EF+EB 2011 . 2012 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas e equações diferenciais básicas. Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações. Programa genérico mínimo
Funções reais de uma variável real. Limite, continuidade e derivação. Integral definido e aplicações. Integral impróprio. Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares. Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas). Pré-requisitos
Matemática 12º Ano. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20112012
Isabel Maria Narra de Figueiredo Bibliografia de referência
STEWART, J. (2001). Cálculo. 4ª ed. São Paulo: Pioneira. Vol 1 e Vol.2. Método de ensino
Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos fundamentais. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas. Quanto à exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstração progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Recursos específicos utilizados
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