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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
2004 . 2005  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
226pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
Importância central:

Conhecimentos aprofundados de física (superfluidez, supercondutividade, magnetismo e suas aplicações tecnológicas)
Compreensão teórica dos fenómenos físicos (incluindo a descrição quântica destas propriedades da matéria)
Modelação e resolução de problemas específicos da área em questão

Importância secundária:

Capacidade de actualização
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Estar familiarizado com as fronteiras de investigação
Programa genérico mínimo

Condensados de Bose-Einstein
Superfluidez
Fluidos clássicos e quânticos.
Superfluidez do He II
Quantização do fluxo e vórtices
Supercondutividade
Introdução histórica; comportamento básico (eléctrico, magnético e termodinâmico)
Supercondutividade do tipo I e II
Modelo dos London
Modelo de Ginzburg-Landau
Teoria BCS da supercondutividade
Supercondutividade e e superfluidez não convencionais (*)
Magnetismo
Magnetismo em átomos isolados: diamagnetismo, paramagnetismo, regras de Hundt
Campo cristalino
Interacções magnéticas: interacção magnética dipolar, interacção de troca
Ordem em estruturas magnéticas: ferromagnetismo, antiferromagnetismo e ferrmagnetismo. Modelo de Weiss.
Domínios magnéticos
Magnetismo nos metais: paramagnetismo de Pauli e diamagnetismo de Landau
Efeito de Kondo e modelo de Hubbard (*)
Excitações magnéticas
Pré-requisitos

Física da Matéria Condensada ( ao nível de 1º ciclo), Transições de Fase e Teoria de Grupos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Adaptabilidade a novas situações;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Resolução de problemas20 %
Exame60 %

Bibliografia de referência

Superconductivity, superfluids and condensates, J.F. Annett, Oxford Univ. Press (2004)
Magnetism in Condensed Matter, S. Blundell, Oxford. Univ. Press (2001).
Método de ensino

Alguns dos tópicos serão abordados de forma expositiva, outros serão propostos ao estudante para desenvolvimento autónomo, após uma breve introdução nas aulas.

Os alunos farão um conjunto de trabalhos laboratoriais na área.

Os alunos deverão consultar bibliografia especializada sobre alguns dos tópicos cobertos pelo programa.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de Física da Matéria Condensada
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