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2004 . 2005 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Importância central:
Conhecimentos aprofundados de física (superfluidez, supercondutividade, magnetismo e suas aplicações tecnológicas) Compreensão teórica dos fenómenos físicos (incluindo a descrição quântica destas propriedades da matéria) Modelação e resolução de problemas específicos da área em questão Importância secundária: Capacidade de actualização Capacidade para procurar e utilizar bibliografia Estar familiarizado com as fronteiras de investigação Programa genérico mínimo
Condensados de Bose-Einstein Superfluidez Fluidos clássicos e quânticos. Superfluidez do He II Quantização do fluxo e vórtices Supercondutividade Introdução histórica; comportamento básico (eléctrico, magnético e termodinâmico) Supercondutividade do tipo I e II Modelo dos London Modelo de Ginzburg-Landau Teoria BCS da supercondutividade Supercondutividade e e superfluidez não convencionais (*) Magnetismo Magnetismo em átomos isolados: diamagnetismo, paramagnetismo, regras de Hundt Campo cristalino Interacções magnéticas: interacção magnética dipolar, interacção de troca Ordem em estruturas magnéticas: ferromagnetismo, antiferromagnetismo e ferrmagnetismo. Modelo de Weiss. Domínios magnéticos Magnetismo nos metais: paramagnetismo de Pauli e diamagnetismo de Landau Efeito de Kondo e modelo de Hubbard (*) Excitações magnéticas Pré-requisitos
Física da Matéria Condensada ( ao nível de 1º ciclo), Transições de Fase e Teoria de Grupos Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Adaptabilidade a novas situações; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Superconductivity, superfluids and condensates, J.F. Annett, Oxford Univ. Press (2004) Magnetism in Condensed Matter, S. Blundell, Oxford. Univ. Press (2001). Método de ensino
Alguns dos tópicos serão abordados de forma expositiva, outros serão propostos ao estudante para desenvolvimento autónomo, após uma breve introdução nas aulas. Os alunos farão um conjunto de trabalhos laboratoriais na área. Os alunos deverão consultar bibliografia especializada sobre alguns dos tópicos cobertos pelo programa. Recursos específicos utilizados
Laboratório de Física da Matéria Condensada
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