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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
EFQ2
2019 . 2020  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2024980115pt


Objectivos formativos
Consciencializar a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, à luz das principais correntes psicológicas.
Fundamentar a compreensão da adolescência e a atuação educativa em conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento e da psicologia educacional.
Analisar os fundamentos das teorias da cognição e da aprendizagem nas suas contribuições para a organização e gestão do ensino.
Desenvolver competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dos jovens.
Programa genérico mínimo
1. Introdução
1.1. Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento
1.2. Complexidade e dinâmica dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem
2. Desenvolvimento na adolescência e implicações educativas
2.1. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo: abstração e pensamento operatório formal (Piaget), egocentrismo adolescente (Elkind), cognição social (Selman)
2.2. Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson e estatutos de identidade de Marcia
3. Cognição, aprendizagem e ensino
3.1. Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel, Gagné e Novak
3.2. Condições e processos de aprendizagem. Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell)
Pré-requisitos
Não são requeridos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Valorização da diversidade e multiculturalidade;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Resolução de problemas10 %
Trabalho de síntese30 %
Exame50 %
10 %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Estudo de casos: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia de referência
Eccles, J.; Roeser, R. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21, 225-241.
Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.).
Learner, R.; Steinberg, L. (2009) (Eds.). Handbook of adolescent psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (3rd ed.).
Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d?Água.
Sadowski, M. (Ed.) (2008). Adolescents at school: perspectives on youth, identity and education. Cambridge, MA: Harvard Education Press.
Santrock, J. (2013). Adolescência. Amgh Editora.
Sprinthall, N.; Collins, W. (2008). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG (4ª ed.).
Steinberg, L. (2013). Adolescence. McGraw-Hill (10th ed.).
Weiner, I.; Lerner, R.; Easterbrooks, M.; Jayanthi, M. (2013). Handbook of psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (2nd ed.).
Método de ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.
Recursos específicos utilizados

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com alunos e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente no sentido da observação e análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas.

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