|
Introdução à Realidade Escolar II
EFQ 2013 . 2014 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores. Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e refletida. Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula. Programa genérico mínimo
I - A turma 1. Dinâmicas individuais e de grupo 2. Representações e expectativas na relação educativa 3. Intervenções psicopedagógicas em casos especiais II - Gestão da aula e disciplina 1. Elementos e dinâmica da gestão da aula 2. Estratégias de motivação e de disciplina 3. A gestão de conflitos na turma III - Ensino e avaliação 1. Bases para um ensino eficaz 2. Estratégias de ensino, investigação e cooperação 3. Conceções e práticas de avaliação IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente 1. Das competências do professor à aprendizagem do aluno 2. Análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos. Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência em relações interpessoais; . Compromisso ético; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Valorização da diversidade e multiculturalidade; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Outros: 10.0% Trabalho de síntese: 10.0% Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0% Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0% Frequência: 50.0% Bibliografia de referência
Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa. Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill. Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora. Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed. Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill. Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa. Método de ensino
class=column grid_10> Introdução à Realidade Escolar II ‹ voltar ao plano de estudos Ano lectivo 2013-2014
Recursos específicos utilizados
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. |