fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   especificações de disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2013 - 2014 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Introdução à Realidade Escolar II
EFQ
2013 . 2014  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2008373223.0pt


Objectivos formativos

Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores.

Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e refletida.

Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula.

Programa genérico mínimo

I - A turma

1. Dinâmicas individuais e de grupo

2. Representações e expectativas na relação educativa

3. Intervenções psicopedagógicas em casos especiais

II - Gestão da aula e disciplina

1. Elementos e dinâmica da gestão da aula

2. Estratégias de motivação e de disciplina

3. A gestão de conflitos na turma

III - Ensino e avaliação

1. Bases para um ensino eficaz

2. Estratégias de ensino, investigação e cooperação

3. Conceções e práticas de avaliação

IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente

1. Das competências do professor à aprendizagem do aluno

2. Análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos.

Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em relações interpessoais;
. Compromisso ético;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em planear e gerir;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Valorização da diversidade e multiculturalidade;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo15 %
Trabalho laboratorial ou de campo15 %
Trabalho de síntese10 %
Exame50 %
Outros10 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Outros: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia de referência

Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa.

Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill.

Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora.

Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed.

Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill.

Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa.

Método de ensino
class=column grid_10> Introdução à Realidade Escolar II ‹ voltar ao plano de estudos Ano lectivo 2013-2014
Recursos específicos utilizados

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades.
print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt