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2002 . 2003 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Competências com importância central
Conhecimento dos temas a ensinar Competências em estratégias diversificadas de ensino/aprendizagem Capacidade de avaliar o resultado da aprendizagem e o desempenho dos alunos Competências com importância secundária Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar Capacidade para criar um clima propício à aprendizagem Programa genérico mínimo
1. O ensino da Física e a investigação em Didáctica da Física
1.1 Factores fundamentais no conceito de Ensino da Física; atitudes perante a ciência e o seu ensino. 1.2 O papel do professor na aula (concepções prévias do professor sobre o ensino/aprendizagem das ciências). Importância das teorias pessoais e crenças dos professores.* 1.3 Factores influenciadores da transformação do curriculo formal em curriculo de ensino. 1.4 A investigação em Didáctica da Física; sua importância na caracterização e na problematização de práticas de ensino da Física*. 2. Caracterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física. 2.1 Modelos actuais de ensino da física. Perspectiva de mudança: necessidade de modelos de ensino alternativos ao tradicional. 2.2 Os diferentes paradigmas de ensino-aprendizagem hoje vigentes*. UNIDADE II - Fundamentos para o Ensino da Física segundo perspectivas inovadoras 1. Epistemologia e História da Ciência/Física* 1.1 Natureza do conhecimento científico. * 1.2 Uso da História da Ciência no ensino da Física 2. Psicologia da aprendizagem 2.1 Behaviorismo e Cognitivismo. 2.2 O Construtivismo. 2.3 Construtivismo e desenvolvimento de capacidades, crenças e atitudes. As capacidades mais importantes para a aprendizagem da Física. 2.4 Perspectivas de ensino: caracterização e evolução. Modelos e estratégias de evolução conceptual. 2.5 Reflexão crítica e visão actual da prática pedagógica na perspectiva construtivista. 2.6 Metacognição. Destrezas metacognitivas .* UNIDADE III - Pedagogia (métodos de ensino da Física e seus objectivos) 1. O movimento de educação CTS - ideias gerais. 2. Visão globalizante da Ciência que se vai ensinar. Leis de Conservação e Simetrias. 3. Aprendizagem e compreensão na leitura de textos científicos*. 4. Trabalho laboratorial. 5. Resolução de problemas. Estratégias de ensino/aprendizagem centradas na resolução de problemas. * 6. Inovação em educação. Os ambientes de educação não formal como complementares da educação formal. 7. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Física.* 8. A avaliação: instrumento essencial no acompanhamento do processo de aprendizagem e na melhoria do ensino. Pré-requisitos
Didáctica da Física I
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Almeida, M. J., Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didáctica. Almedina, 2004.
Arons, A., A guide to introductory Physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990. Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M., Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Ministério da Educação, 2002. Driver, R., Guesne, E. e Teberghien A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985. Gil, D., Carrascosa, J., Furió, C. e Martínez-Torregrosa, J., La enseñanza de las Ciencias en la educación secundária. ICE/Horsori, Barcelona, 1991. Gutierrez, R. et al., Aspectos didácticos de Física y Química (Física). Universidade de Zaragoza, 1999. Holton, G. e Brush, S.G., Introduction to Concepts and Theories in Physical Science. Addison-Wesley Pub., 1973. Lopes, J. B., Resolução de problemas em Física e Química. Texto Editora, 1994. Lopes, J. B., Aprender e Ensinar Física. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecniologia, 2004. Miguel, E. S., Los textos expositivos. Estrategias para mejorar su comprensión. Aula XXI, Santillana, Madrid, 1993. Mintzes, J. J., Wandersee, J. H. e Novak, J. D., Ensinando Ciência para a compreensão - uma visão construtivista. Plátano, 2000. Pozo, J. I. E Gomes Creso, M. A., Aprender y enseñar ciencia. Morata, Madrid, 1998. Valadares, J. e Graça, M., Avaliando?para melhorar a aprendizagem. Plátano,1998. White, R. e Gunstone, R., Probing understanding . The Falmer Press, 1993. Método de ensino
Estratégias interactivas promotoras da prática reflexiva e do desenvolvimento do raciocínio crítico. Defesa de trabalhos com análise crítica e discussão. Recursos específicos utilizados
Sala equipada com computadores e ligação à internet.
Laboratório didáctico |