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Didáctica da Física II
EFQ
2013 . 2014  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003279227.5pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos

Obter conhecimentos qualitativos profundos dos temas a ensinar e do modo como se desenvolveram; competências em estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem e capacidade de as adaptar às atividades letivas, fomentando a eficácia das aprendizagens dos alunos; capacidade de relacionar os modelos da Física com a realidade, potenciando a motivação dos alunos e criando um clima propício à aprendizagem; capacidade de avaliar resultados de aprendizagens através do desempenho dos alunos, usando essa avaliação para promover aprendizagens cada vez mais profundas, ativas e significativas. Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo e de desenvolvimento de capacidades reflexivas e de trabalho em grupo, potenciadoras de melhorias curriculares progressivamente mais eficazes. Capacidade de análise crítica de eventuais alterações curriculares exteriores, potenciando-lhes uma adequada adaptação na prática.

Programa genérico mínimo

1. A Física, o ensino da Física e a investigação em Didática da Física. Caraterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física.

2. Epistemologia e História da Ciência: a Física. A natureza do conhecimento científico e a utilização da História da Ciência para o Ensino da Física.

3. Teorias e modelos sobre como se aprende. Modos complementares de ensinar: o ensino da Física.

4. Avaliação de aprendizagens. Perspetiva construtiva de avaliação da eficácia dos diferentes métodos de ensino utilizados. A avaliação formativa para promover aprendizagens significativas.

5. Ensinar na prática: problemas e soluções. As atividades reflexivas e os trabalhos de grupo de docentes. Possibilidades de desenvolvimento de  investigação em ação.

6. Aprendizagens não formais.

Pré-requisitos

Didática da Física I, além dos conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em planear e gerir;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo10 %
Resolução de problemas30 %
Exame40 %
Outros20 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Ensino e planeamento: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame ou Frequência: 40.0%

Bibliografia de referência

Arends, R. Aprender a Ensinar. McGraw-Hill, 1995.

Arons, A. A guide to introductory physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990.

de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.

Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.

Fernandes, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores, Lda, 2005.

Lopes, J.B. Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004.

McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996.

Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009.

Skinner, D. Effective Teaching and Learning in Practice. Continuum International Publishing Group, London, 2010.

Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009.

Método de ensino

Aulas com apresentação de conteúdos teóricos e com a discussão de situações práticas que ajudem os alunos a interiorizar melhor as matérias novas, acoplando-as aos conhecimentos e crenças prévios, que poderão ter de ser completados e/ou corrigidos.

Aulas PL de aplicação das matérias teóricas. Aulas PL em que os alunos planeiam e apresentam um tema de Física, usando os métodos e as estratégias consideradas mais adequadas e justificando as suas opções. Tanto a intervenção do estudante que atua como professor como as dos outros estudantes, que assistem à aula, serão apreciadas.

Recursos específicos utilizados
Sala equipada com computadores e ligação à internet.
Laboratório didáctico
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