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Didáctica da Física II
EFQ 2016 . 2017 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Com base nos conhecimentos científico-pedagógicos de Física adquiridos na Didática da Física I, a Didática da Física II, focada em situações reais de ensino na sala de aula, promove o desenvolvimento de:
competências em estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem adaptadas às atividades letivas de ensino da Física, fomentando a eficácia das aprendizagens dos alunos; capacidade de relacionar os modelos da Física com a realidade, potenciando a motivação dos alunos e criando um clima propício à aprendizagem; habilidades para avaliar resultados de aprendizagens de Física através do desempenho dos alunos, usando essa avaliação para promover aprendizagens ativas, cada vez mais profundas e significativas; consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo e de desenvolvimento de capacidades reflexivas e de trabalho em grupo, potenciadoras de melhorias curriculares progressivamente mais eficazes na prática. Programa genérico mínimo
1. Introdução
1.1 A Física, o ensino da Física e a investigação em Didática da Física. Caraterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física. 1.2. A natureza do conhecimento científico e a estrutura do desenvolvimento cognitivo necessária à aprendizagem da Física. 2. Teorias e modelos sobre como se aprende. Modos complementares de ensinar: o ensino e a aprendizagem da Física. 3. Avaliação de aprendizagens de Física. Perspetiva construtiva de avaliação da eficácia dos diferentes métodos de ensino utilizados. A avaliação formativa para promover aprendizagens significativas. 4. Ensinar Física na prática: problemas e soluções. As atividades reflexivas e os trabalhos de grupo de docentes. Possibilidades de desenvolvimento de investigação em ação. 5. Possibilidade da utilização de aprendizagens não formais da Física. Pré-requisitos
Didática da Física I, além dos conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS)
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20162017
Avaliação Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0% Ensino e planeamento: 20.0% Resolução de problemas: 30.0% Exame ou Frequência: 40.0% Bibliografia de referência
Arends, R. Aprender a Ensinar. McGraw-Hill, 1995.
Arons, A. A guide to introductory physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990. de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004. Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985. Fernandes, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores, Lda, 2005. Lopes, J.B. Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004. McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996. Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009. Skinner, D. Effective Teaching and Learning in Practice. Continuum International Publishing Group, London, 2010. Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009. Método de ensino
-Apresentação de conteúdos teóricos e discussão de situações práticas para os alunos interiorizarem melhor as matérias novas, acoplando-as aos conhecimentos e crenças prévios, que poderão ter de ser completados e/ou corrigidos.
-Aplicação a situações apresentadas pelo professor com a colaboração pontual dos alunos; propostas de alunos, individualmente ou em grupo, de soluções para situações concretas de ensino (uma unidade, uma aula) para diferentes níveis etários (objetivos, planificação, execução, avaliação dos alunos e da eficácia das atividades - reflexão e metacognição). Recursos específicos utilizados
Sala equipada com computadores e ligação à internet.
Laboratório didáctico |