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DISCIPLINAS
HORÁRIOS
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Química Geral
EF+EB
2016 . 2017  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005181116pt


Objectivos formativos
A unidade curricular de Química Geral visa dar ao aluno um conhecimento teórico das diferentes áreas de química importantes para a Licenciatura em Engenharia Física e Engenharia Biomédica.
Competências a serem desenvolvidas serão:
1. Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1. Reconhecer e utilizar teorias e conceitos;
1.2. Analisar e resumir a informação.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão:
2.1. Aplicar conhecimentos para abordar problemas.
3. Realização de julgamento/tomada de decisão:
3.1. Processar e interpretar dados quantitativos
4. Comunicação:
4.1. Compreender e utilizar as fontes de informação;
4.2. Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos.
5. Competências de auto-aprendizagem:
5.1. Desenvolver as competências adequados para ser autónomo;
5.2. Saber avaliar o auto-desempenho.
Programa genérico mínimo
1. Introdução:
1.1. Definição de Química e breve recapitulação de história de ideias em Química ? a Lei de Conservação de Matéria; a Lei de Proporções Definidas; a Teoria Atómica (Dalton);
1.2. Definições de matéria e os seus estados; propriedades físicas e propriedades químicas.
2. Composição da matéria:
2.1. Revisão de conceitos que levaram ao nosso entendimento de estrutura atómica;
2.2. O desenvolvimento do Princípio de Aufbau ? a Teoria Quântica e o átomo de Bohr; partículas subatómicas como ondas electromagnéticas; a Equação de Onda; o Princípio de Incerteza; o Princípio de Dualidade; o Princípio de Exclusão e a Regra de Hund;
2.3. A camada de valência; Geometria dos orbitais s, p, e d; Repulsão entre pares de electrões na camada de valência; Hibridização de orbitais atómicos;
2.4. A Tabela Periódica; classificação dos elementos em grupos e períodos; isótopos; conceitos de electro negatividade; estados de oxidação e iões;
2.5. Formação de orbitais moléculares e ligação química;
3. Priopriedades de matéria:
3.1. Polaridade como propriedade molecular; Interacções intermoleculares;
3.2. A fase gasosa ? propriedades e comportamento, equação de estado, gases ideais e não-ideais; a Teoria Cinético-Molecular;
3.3. A fase líquida ? propriedades e comportamento, líquidos como solventes;
3.4. A fase sólida ? propriedades e comportamento, tipos de sólidos e cristalinidade;
4. Termodinâmica Química
4.1. Termoquímica; Energia Interna e Entalpia, Lei de Hess, 1ª Lei de Termodinâmica;
4.2. Entropia e Entropia Absoluta (2ª e 3ª Lei de Termodinâmica)
4.3. Processos reversíveis e irreversíveis; Equilíbrio Química e factores que o afectam; O Princípio de Le Chatelier; Introdução à equilíbrio entre fases;
4.4. Energia Livre e a sua relação com o equilíbrio químico;
5. Soluções:
5.1. A formação de soluções, solvatação, solubilidade de sólidos e gases em líquidos; equilíbrio em soluções;
5.2. Propriedades coligativas; osmose;
5.3. Soluções de electrólitos e não electrólitos, condutividade, actividade e concentrações;
5.4. Ácidos, bases e tampões, pH, titulação ácido-base
6. Cinética Química
6.1. Ordem, mecânismo, e molecularidade, reacções da ordem 1, 2, e pseudo-1;
6.2. Velocidade das reacções, A Lei de Arrhenius; Teoria do Estado Activado; metodos para estudar a cinética química;
6.3. Princípios gerais de catálise.
7. Oxidação-Redução e Electroquímica:
7.1. Reacções de oxidação-redução, potenciais de electrodo e a equação de Nernst;
7.2. A série electroquímica;
7.3. Células electroquímicas (galvânicas e electrolíticas); Electrodos; Electrodos da referência;
7.4. Electrólise; a Lei de Faraday.
Pré-requisitos
Conhecimentos de base recomendados são definidos a partida pelos critérios de acesso ao curso
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
orientação tutorial5
total horas lectivas80

Método de avaliação
Exame100 %

Bibliografia de referência
R. Chang, e K. Goldsby, CHEMISTRY, McGraw-Hill Higher Education, 11th. edition, 2012. ISBN-10: 00713117872

É recomendado que o aluno possua uma cópia deste livro (ou de uma das suas anteriores edições) para contínua referência e estudo particular a acompanhar as aulas.

It is recommended that each student posses a copy of this textbook for continuous reference and individual study that accompanies the lectures.
Método de ensino
Metodologias de ensino:
Clássicas, por exposição das matérias e sua discussão com os alunos, em aulas teóricas.
Aulas práticas com resolução de problemas práticos.
Recursos específicos utilizados
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