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2003.2004
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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Bioquímica
EB
2018 . 2019  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1004706114.5pt


Objectivos formativos
É objectivo desta unidade curricular a aquisição de conhecimentos sobre a relação existente entre as características químicas e estereoquímicas e a função das biomoléculas. No final desta unidade curricular os alunos deverão saber: correlacionar a estrutura e reactividade química das biomoléculas com as suas funções biológicas; fundamentar, as estratégias enunciadas na resolução de problemas concretos, usando os conchecimentos aprendidos inclusive sobre mecanismos e cinética enzimática . É ainda objectivo desta unidade curricular a aquisição de capacidade de aprendizagem autónoma seja pesquizando informação na literatura mais relevante disponível na web e em bibliotecas.
Esta disciplina constitui uma base de apoio para disciplinas subsequentes, permitindo ao aluno um domínio apreciável sobre os fundamentos da relação estrutura-função biológica e uma capacidade acrescida para interpretação crítica da literatura científica sobre biomoléculas e o comportamento da células.
Programa genérico mínimo
1 Constituição química das principais biomoléculas. Grupos funcionais e reacções de formação dos biopolímeros. Conformação e configuração: importância na estrutura e função das biomoléculas. Interacções entre biomoléculas: estereoespecificidade e estereoselectividade
2 Biomoléculas
2.1 Hidratos de Carbono. Monossacarídeos e polissacarídeos. Determinantes estruturais e conformacionais nas propriedades químicas e biológicas. Glicoproteínas e glicolípidos: estrutura e função
2.2 Ácidos Nucleicos. Estrutura e propriedades químicas das unidades monoméricas e polimeros e informação genética
2.3 Lípidos. Estruturas químicas e funções
2.4 Aminoácidos: estrutura e propriedades. Configuracão e conformação da ligação peptídica. Gráficos de Ramachandran. Proteinas: organização estrutural. Proteínas simples e conjugadas.
3 Enzimas. Tipos de catálise. Mecanismos e cinética
4 Introdução ao metabolismo de hidratos de carbono e lipidos
Pré-requisitos
Química Geral, Inglês e Matemática
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas teórico-práticas15
outras actividades3
total horas lectivas48

Método de avaliação
Mini testes20 %
Exame80 %

Bibliografia de referência
Even though there is no recommended bibliography, because major scientific literature on the syllabus is available free online, students may consult the following major biochemistry books
1. D. L. Nelson & M. M. Cox (2010) Lehninger Principles of Biochemistry, 6th ed., W.H. Freeman and Company, New York, USA
2. J. M . Berg, J. L. Tymoczko & L. Stryer (2007) Biochemistry, 6th ed., W. H.Freeman and Company, New York, USA
3. R.H. Garrett & C.M. Grisham (2000) Biochemistry, 2nd ed., Saunders College, Publishing, Orlando, USA
Método de ensino
A metodologia aplicada está adaptada aos condicionalismos e estruturas existentes.
O ensino terá uma componente teórica onde os alunos adquirirem conhecimentos e o modo de os integrar através de questões levantadas ao longo das aulas quer pelo docente quer pelos alunos.
A outra componente será teórico-prática que, dado o número mais reduzido de alunos por turma, permitirá implementar continuamente estratégias de resolução de questões colocadas por grupos de alunos aos colegas, estimulando a competição por via da aquisição de conhecimentos.
Recursos específicos utilizados
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