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2006 . 2007 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a engenharia biomédica. Analisar, sintetizar e processar informação. - Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a engenharia biomédica. - Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área das ciências da engenharia, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral. - Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas. Programa genérico mínimo
ONDAS
Ondas progressivas e estacionárias. Ondas transversais e longitudinais. Reflexão, refracção e absorção. Ondas sonoras; sons e ultra-sons. Efeito Doppler. ELECTROMAGNETISMO Carga eléctrica e lei de Coulomb. Campo eléctrico e potencial eléctrico. Condutores, isoladores e dieléctricos. Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua. Condensadores e circuitos RC. Bioelectricidade: fenómenos eléctricos nas células; resistência e capacidade membranares. Campo magnético. Fontes de campo magnético. Indução eléctrica e magnética. Indutores e circuitos RLC. ÓPTICA Princípios e leis da óptica geométrica Espelhos e lentes ideais Aberrações Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético Interferência, difracção e polarização Lasers: noções básicas FÍSICA MODERNA Princípio de Huygens. Interferência e experiência de Young. Difracção por uma fenda. Radiação do corpo negro. Lei de Wien. Explicação de Planck da emissão de um corpo negro Efeito fotoeléctrico. Explicação de Einstein do efeito fotoeléctrico Efeito Compton Relação de De Broglie. Dualidade partícula-onda Lasers: noções básicas Pré-requisitos
Física Geral I Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995) D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000) D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed. J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988) J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985) F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994) Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia biomédica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias. Recursos específicos utilizados
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