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2004 . 2005 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
- Adquirir as bases do funcionamento de diversos órgãos e tecidos e a sua integração num todo, o organismo humano. - Adquirir conhecimentos sobre electrofisiologia do sistema nervoso e electroencefalografia e também sobre a avaliação da função renal e a determinação da concentração de hormonas. - Desenvolver a capacidade de elaborar trabalhos de síntese e de os apresentar (apresentação oral e escrita) Programa genérico mínimo
1) Fisiologia do Sistema Urinário. Equilíbrio Ácido-Base 2) Fisiologia do Sistema Nervoso 3) Fisiologia dos Orgãos dos Sentidos 4) Fisiologia do Sistema Endócrino 5) Fisiologia da Reprodução Pré-requisitos
Anatomia e Histologia
Biologia Celular e Molecular Bioquímica Competências genéricas a atingir
. Competência para resolver problemas;. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em análise e síntese; . Competência em comunicação oral e escrita; . Compromisso ético; . Preocupação com a qualidade; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Human Physiology. The Basis of Medicine. Oxford Core Texts
Gillian Pocock and Christopher D. Richards. 3nd edition. Oxford University Press, USA (2006) - Human Physiology: an integrated approach Dee Unglaub Silverthorn. 4th edition. Pearson, Benjamin Cummings, San Francisco CA, USA (2007) - Human Physiology: the mechanisms of body function Vander, Sherman and Luciano´s. 10th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006) - Human Physiology Stuart Ira Fox. 9th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006) Método de ensino
1)métodos centrados no professor: expositivo e demonstrativo.
2)métodos centrados no aluno e métodos interactivos: aprendizagem assistida por computador. 3)métodos baseados na experiência: simulação computorizada de experiências; execução de manobras e técnicas de avaliação de uma determinada função e interpretação dos resultados (Biopac Student Lab). Recursos específicos utilizados
Laboratório: Estudo da Fisiologia do Sistema Urinário e Avaliação da Função Renal. Electrofisiologia do SNC e Electroencefalografia. Determinação da Concentração de Hormonas (demonstração) e Medição da Glicemia. |