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Técnicas de Planeamento e Gestão
EF+EB 2009 . 2010 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais na área da gestão de operações (operations management) num contexto de problemas de engenharia, que lhes permitam identificar tipos de problemas, construir modelos matemáticos que incluam as características essenciais desses problemas, aplicar algoritmos que produzam soluções para esses problemas. Será dada particular atenção à utilização de packages computacionais para a obtenção de soluções.
Programa genérico mínimo
0. Breve introdução aos modelos de programação linear
Introdução à programação linear (PL). Formulação de problemas e construção de modelos matemáticos de PL. Resolução gráfica de modelos de PL. 1. Planeamento e gestão de projectos Planeamento e gestão de projectos. Exemplos de utilização prática. Construção de redes de projectos (actividades nos arcos e actividades nos nodos). Tempos mais cedo, tempos mais tarde, folgas. O método PERT. O método PERT com estimativas mais provável, optimista e pessimista para a duração das actividades. O método CPM para gestão de projectos. Compromisso tempo-custo. Formulação como um problema de programação linear. Características da solução óptima deste problema. Comparação entre os métodos PERT e CPM. Calendarização do projecto. Gráficos de Gantt. Análise do projecto no espaço dos recursos. Heurística para nivelamento dos recursos. 2. Gestão de stocks. Componentes de modelos de gestão de stocks. Modelos determinísticos. Casos de reposição instantânea e não instantânea, com rotura permitida e não permitida. Descontos de quantidade. Modelos estocásticos. Políticas de nível de encomenda e de revisão cíclica. Modelos de optimização global e parcial. 3. Previsão Séries temporais. Técnicas de previsão para modelos de nível constante, de tendência linear, de nível constante com efeitos sazonais. Erros de previsão. Regressão linear. Regressão não linear e regressão múltipla. 4. Análise de decisões Tomada de decisões sem e com experimentação. Probabilidades a-priori e a-posteriori. Critérios de max-min, da máxima probabilidade, de Bayes e de min-max regret. Valor esperado da informação perfeita e valor esperado da informação. Árvores de decisão. Função utilidade. Risco. 5. Introdução à teoria das filas de espera Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera. Modelação de sistemas de filas de espera. Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de Poisson. Processos de nascimento e morte. Relações fundamentais. Fórmula de Little. Classificação das filas de espera. Modelos baseados no processo de nascimento e morte. Modelo básico com um servidor (M/M/1). Modelo básico com S servidores (M/M/S). Filas de espera com comprimento limitado (M/M/1/K e M/M/S/K). Filas de espera com população finita (M/M/1/N e M/M/S/N). Modelos envolvendo outras distribuições. Pré-requisitos
Probabilidades e Estatística
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência para resolver problemas; . Capacidade de decisão; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Hillier, F. S. e G. J. Lieberman. Introduction to Operations Research, McGraw-Hill, 2005 (8th ed.).
- Tavares, L. V., R. C. Oliveira, I. H. Themido, F. N. Correia (1996) Investigação Operacional, McGraw-Hill Portugal. - Bronson, R. e G. Naadimuthu. Investigação Operacional, Colecção Schaum (2ª. Ed.), McGraw-Hill Portugal, 2001. - Chang, Y.L. WinQSB, Decision Support Software for M/OM (ver 2.0), Wiley, 2003. - Antunes, C. H. e L. V. Tavares (Coord.). Casos de Aplicação da Investigação Operacional, McGraw-Hill, 2000. Método de ensino
Aulas expositivas de natureza tutorial em que os conceitos teóricos e metodológicos surgem motivados por problemas reais, sempre ilustradas com exemplos de aplicação. Não existirá uma distinção marcada entre aulas Teóricas e aulas Teórico-Práticas, servindo estas para desenvolver e ilustrar mais profundamente a aplicação em problemas concretos dos conceitos teóricos e metodológicos, sempre que possível recorrendo a packages (comerciais ou de domínio público) para a obtenção das soluções para os modelos matemáticos, libertando o estudante para as tarefas mais criativas de formulação dos problemas, construção dos modelos e análise critica dos resultados.
Recursos específicos utilizados
Software QSB Plus
Software MS Project |