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Técnicas de Planeamento e Gestão
EF+EB 2019 . 2020 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais na área de planeamento e gestão de operações num contexto de problemas de engenharia, que lhes permitam identificar tipos de problemas, construir modelos matemáticos que incluam as características essenciais desses problemas, aplicar algoritmos que produzam soluções para esses problemas, e proceder a uma análise crítica das soluções obtidas.
Programa genérico mínimo
1. Introdução à programação linear. Construção de modelos matemáticos de programação linear. O método simplex.
2. Planeamento e gestão de projectos. Construção de redes de projectos (actividades nos arcos e actividades nos nodos). Tempos mais cedo, tempos mais tarde, folgas. Os métodos PERT e CPM. Calendarização do projecto. Análise do projecto no espaço dos recursos. Heurística para nivelamento dos recursos. 3. Gestão de stocks. Modelos determinísticos. Modelos estocásticos. Políticas de nível de encomenda e de revisão cíclica. Modelos de optimização global e parcial. 4. Previsão. Séries temporais. Regressão linear. Regressão não linear e regressão múltipla. 5. Análise de decisões. Tomada de decisões sem e com experimentação. Árvores de decisão. 6. Introdução à teoria das filas de espera. Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento. Processos de nascimento e morte. Modelos M/M/1, M/M/S, M/M/1/K e M/M/S/K, M/M/1/N e M/M/S/N. Pré-requisitos
Álgebra Linear, Probabilidades e Estatística, Análise Matemática
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência para resolver problemas; . Capacidade de decisão; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Mini Testes: 25.0% Exame: 75.0% Bibliografia de referência
- Hillier, F. S.; G. J. Lieberman. Introduction to Operations Research, McGraw-Hill, 2005 (8th ed.).
- Tavares, L. V., R. C. Oliveira, I. H. Themido, F. N. Correia. ?Investigação Operacional?, McGraw-Hill, 1996. Método de ensino
Aulas expositivas de natureza tutorial em que os conceitos teóricos e metodológicos surgem motivados por problemas reais, sempre ilustradas com exemplos de aplicação.
Recurso a packages (comerciais ou de domínio público) para a obtenção das soluções para os modelos matemáticos, libertando o estudante para as tarefas mais criativas de formulação dos problemas, construção dos modelos e análise crítica dos resultados. Avaliação: - Realização de 6 mini-testes (um por cada capítulo dos conteúdos programáticos) [5/20] - Exame (normal / recurso) [15/20] Recursos específicos utilizados
Software QSB Plus
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