|
Bases de Dados e Análise de Informação
EB 2019 . 2020 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta unidade curricular é em primeiro lugar um curso básico de bases de dados. As bases de dados são um componente essencial dos sistemas informáticos, constituindo a base da maioria das aplicações de informática nas organizações. Para além dos fundamentos de bases de dados relacionais, incluindo modelo relacional, normalização, operações relacionais, linguagem SQL, transacções e controlo de concorrência, indexação, etc, pretende-se operacionalizar estes conceitos através da análise, concepção e construção prática de bases de dados em ambiente cliente-servidor.
Actualmente, o conhecimento é uma mais valia para as organizações, com o qual podem inovar e aumentar a produtividade. A obtenção desse conhecimento a partir das bases de dados não é um processo simples. No entanto, a análise desses dados é cada vez mais uma obrigatoriedade para uma gestão moderna e competitiva. É também objectivo desta unidade curricular a atribuição de competências aos alunos na área de análise da informação. Programa genérico mínimo
?Bases de Dados
?Introdução a bases de dados ?Modelo Entidade-relacionamento (ER) ?Modelo Relacional (R) ?Tradução ER-R ?Restrições de integridade ?Desenho de base de dados ?Linguagem SQL ?Bases de dados Multi-dimensionais (Data Warehouses) ?Multi-dimensionalidade ?Esquema em estrela ?Processamento Analítico (OLAP) ?Agregações, Cubos ?De OLAP para Data Mining ? Mineração de Dados (Data Mining) ?Introdução a Data Mining ?Classification [Predictive] ?Clustering [Descriptive] ?Association Rule Discovery [Descriptive] ?Sequential Pattern Discovery [Descriptive] ?Regression [Predictive] ?Deviation Detection [Predictive] Pré-requisitos
Programação básica
Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;. Competência em gestão da informação; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em análise e síntese; . Competência em organização e planificação; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Hector Garcia-Molina, Jeffrey D. Ullman, Jennifer D. Widom, Database Systems: The Complete Book, Prentice Hall, 2001
R. Ramakrishnan, Johannes Gehrke, Database Management Systems, McGraw Hill, 2002 Alex Berson, Stephen J. Smith, Data Warehousing, Data Mining, and OLAP, Computing Mcgraw-Hill, 1997 Método de ensino
Exposição de matéria e perguntas na aula teórica
Exploração prática em aulas praticas Projectos e seu acompanhamento Recursos específicos utilizados
PCs com:
- Sistemas de gestão de bases de dados Oracle e PostgreSQL - JAVA Development Toolkit - Software Weka |