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2005 . 2006 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
A aplicação das tecnologias de informação à medicina é actualmente uma área com um potencial de desenvolvimento enorme. Na unidade curricular de Informática Médica pretende que o aluno adquira conhecimentos sobre temas fundamentais em Informática na Saúde, dando especial interesse à gestão de informação em ambientes hospitalares, integração de sistemas clínicos heterogéneos, imagiologia e sistemas de aprendizagem para apoio à decisão/diagnóstico. Programa genérico mínimo
Visão global da aplicação da informática na saúde. Gestão de informação num centro hospitalar.Sistemas de informação clínicos. Registo clínico electrónico.Normas utilizadas (de representação e de comunicação). HL7 e Dicom. Integração dos vários sistemas de informação: HIS, RIS, PACS.
Normas e processo de Integração Normas Utilizadas em medicina Sistemas de codificação HL7 Health Level 7. Inagiologia.Modalidades de imagem clínica.DICOM e PACS Técnicas de processamento de imagem: reconstrução e registo de imagem.Interpretação automática de imagens clínicas. Aplicações Metodologias para o apoio à decisão em medicina.Níveis de apoio à decisão.Técnicas utilizadas (sistemas especialistas, redes neuronais, sistemas difusos).Aplicações a casos concretos. Sistemas de Telemedicina Principais aplicações Arquitecturas e principais protocolos Equipamentos terminais. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em gestão da informação; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Preocupação com a qualidade; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Compromisso ético; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Handbook of Medical Informatics, Van Bemmel, J. H., & Musen, M. A. eds. (1997).
Medical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine,2nd Ed. Edward Shortliffe, Lawrence Fagan, Springer-Verlag NY, November 2000. Guide to Medical Informatics, the Internet and Telemedicine, Enrico Coiera, 1997 Clinical Information Systems: A Component-Based Approach, Rudi Van De Velde, Patrice Degoulet, Springer-Verlag NY, May 2003. Telemedicine : A Guide to Assessing Telecommunications in Health Care, Marilyn J. Field (Editor), 1997. Telemedicine: Medicine and Communication - T. Buzug, H. Handels, D. Holz (Editors), 2001. Método de ensino
Aulas teóricas de apresentação e discussão sintética da matéria, a ser desenvolvida pelos alunos em auto-estudo individual e/ou de grupo, e discussão da matéria, com participação activa dos alunos. Aulas laboratoriais de implementação de sistemas informáticos incluindo aparelhagem médica.
Recursos específicos utilizados
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