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Informática Clínica e Sistemas de Telesaúde
EB 2019 . 2020 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Fornecer de uma forma sistemática as tecnologias e os fundamentos para a integração e desenvolvimento de sistemas de informação e de apoio à decisão em aplicações clínicas. Em particular, é objectivo exporem-se os protocolos e abordagens mais significativas em sistemas de informação clínicos, as arquiteturas e tecnologias utilizadas para a construção de sistemas telemédicos (nomeadamente de sistemas pHealth), e ainda algoritmos de análise de informação clínica para apoio ao diagnóstico.
A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências: Instrumentais: ? Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos; ? Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da Informática Médica. Pessoais: ? Trabalho em grupo; ? Raciocínio critico. Sistémicas: ? Autoaprendizagem; ? Investigação. Programa genérico mínimo
Capítulo I: Informática Médica
Conceitos básicos em Informática Médica Sistemas de Informação Hospitalar Capítulo II: Sistemas Hospitalares Normas para a representação e transmissão de informação clínica (ICD9/10, SNOMED, SIPE); Registos clínicos (openEHR, CEN 13606, HL7 CDA) HL7 (v2.3 e v3) Standard DICOM Capítulo III: Sistemas Telemédicos Serviços e tecnologias de suporte à tele-medicina Normas para tele-medicina (IEEE 11073 PhD e BSM; H323, H26x, RTP, redes de sensores) Middlewares Capítulo IV: Algoritmos de Diagnóstico e de Apoio à Decisão Algoritmos de análise de informação clínica (séries temporais e de imagem) para sistemas de suporte à decisão. Pré-requisitos
Programming, Domain Transform, Mathematic Analysis, Statistics, Algebra, Distributed Systems, Information Systems, Data Bases
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em gestão da informação; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Preocupação com a qualidade; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Compromisso ético; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
. Henriques and P. Carvalho (2010) Slides de Informática Médica, DEI-FCTUC.
Bas Revet, DICOM Cook Book for Implementation in Modalities: Chapter 1 and 2, Philips Medical Systems, 1997. Norma: ftp://medical.nema.org/medical/Dicom/ U. Engelmann, H. Muensch, A. Schroeter, H. Meinzer, The last 10 years of evolution in teleradiology: an overview of concepts and approaches of CHILI, Int. J,. CARS (2007) 2 (Suppl. 1)S 315-316. L. Schmitt, T. Falck, F. Wartena, D. Simons, Novel ISO/IEEE 11073 Standards for Personal Telehealth Systems Interoperability, 2007 Joint Workshop on High Confidence Medical Devices, Software, and Systems and Medical Plug-and-Play Interoperability, pp. 146-148, 2007. M. Clarke, Developing a Standard for Personal Health Devices based on 11073, eHealth Beyond the Horizon-Get IT there, IOS PRESS, pp. 717-722, 2008. Método de ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.
Aulas teóricas (2 horas semana) Exposição dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais realconadas coma disciplina. Exemplos que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais Aulas práticas (2 horas semana) Propostas de problemas práticos relacionados com os assuntos leccionados na teórica, análise e respectiva implementação avaliação consiste ainda em exame final. O exame tem mínimos de 47.5%. Recursos específicos utilizados
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