|
Ondas e Óptica
F+EF+EB+mnrF 2018 . 2019 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Objectivos formativos:
A- Estabelecer a teoria matricial para a análise de sistemas ópticos reais e compreender as limitações desses sistemas. B- Estudar a propagação e interferência de ondas electromagnéticas em vários meios e analisar a refracção e a reflexão de ondas entre dois meios distintos. C- Comprender as técnicas interferométricas e suas aplicações. D- Conhecer os ingredientes subjacentes à difracção de Fraunhofer e compreender a difracção de Fresnel nos seus aspectos essenciais. E- Saber como funcionam e para que servem as fibras ópticas, os lasers e os hologramas. Competências genéricas: Competência em análise e síntese;Competência em comunicação oral e escrita; Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;Competência para resolver problemas;Competência em raciocínio crítico; Compromisso éticos;Adaptabilidade a novas situações;Criatividade;Preocupação com a qualidade;Competência em autocrítica e auto-avaliação. Programa genérico mínimo
1. Óptica geométrica : lentes espessas; análise matricial de sistemas ópticos; teoria das aberrações de Seidel; análise computacional de sistemas ópticos.
2. Ondas: ondas progressivas a 1, 2 e 3 dimensões; sobreposição de ondas; ondas estacionárias 2D e 3D; pacotes de ondas; velocidade de grupo. 3. Ondas electromagnéticas: meios óticos dispersivos; polarização da luz; birrefringência; equações de Fresnel. 4. Interferência e interferometria: filmes dieléctricos; interferência por reflexão múltipla; interferómetro de Michelson. 5. Difracção de Fraunhofer e Difracção de Fresnel. 6. Fibras ópticas, lasers e holografia : Análise do princípio físico e aplicações. Pré-requisitos
Álgebra, Análise Matemática, Física Geral, Electromagnetismo;
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Compromisso ético; . Criatividade; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Adaptabilidade a novas situações; . Preocupação com a qualidade; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
1. E. Hecht, Óptica, Ed. C. Gulbenkian;
2. F. L. Pedrotti, L. S. Pedrotti, Introduction to Optics, 1992; 3. M. Ferreira, Óptica e Fotónica, Lidel, 2003; 4. A. P. French, Vibrations and Waves 5. Física Experimental: uma introdução, C. Abreu et al., Método de ensino
1- Aulas teóricas com exposição dos conceitos e teorias fundamentais e discussão de aplicações práticas desses conceitos.
2- Aulas práticas para resolução de problemas exemplificativos da matéria leccionada; 3- Aulas laboratoriais. Recursos específicos utilizados
Laboratório de óptica/fotónica bem equipado.
|