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Electromagnetismo II/Electrm. e Técnicas Comp.
Fc+EF 2003 . 2004 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
- Perceber o funcionamentos dos dispositivos electrónicos fundamentais (amplificadores operacionais, díodos, transístores bipolares e transístores MOS)
- Desenvolver a capacidade para analisar e projectar circuitos electrónicos básicos - Aplicar os teoremas dos circuitos lineares na compreensão e simplificação de circuitos electrónicos - Compreender e utilizar os modelos básicos dos dispositivos semicondutores - Utilização de ferramentas de modelação e simulação de circuitos Programa genérico mínimo
1. Introdução à electrónica: teoremas dos circuitos lineares; sinais analógicos e digitais; espectro de frequência; amplificação e modelos de circuitos amplificadores.
2. Amplificadores operacionais: amplificador operacional ideal; montagem inversora e não inversora; amplificador diferencial e de instrumentação; integrador e diferenciador; limitações do amplificador operacional não ideal. 3. Díodos: o díodo ideal; curvas características dos díodos de junção; modelos; descrição física do funcionamento da junção pn. Díodos zener. Circuitos rectificadores. Circuitos limitadores e restauração dc. 4. Transístores bipolares de junção (BJT): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor.. Polarização do BJT em circuitos amplificadores. Funcionamento do BJT e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor BJT digital básico. 5. Transístores MOS de efeito de campo (MOSFET): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor.. Polarização do MOSFET em circuitos amplificadores. Funcionamento e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor digital CMOS. MOSFET de deplecção. 6. Introdução à electrónica digital. Conversão analógico-digital e digital-analógica. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em aprendizagem autónoma; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.
Princípios de Electrónica, Albert P. Malvino, McGraw-Hill, 6ª ed. Método de ensino
Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratorias e de simulação.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação. |