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Electrónica
F+EF+EB+mnrF 2012 . 2013 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
- Perceber o funcionamento dos dispositivos eletrónicos fundamentais (amplificadores operacionais, díodos, transístores bipolares e transístores MOS). - Desenvolver a capacidade para analisar e projetar circuitos electrónicos básicos. - Aplicar os teoremas dos circuitos lineares na compreensão e simplificação de circuitos electrónicos. - Compreender e utilizar os modelos básicos dos dispositivos semicondutores. - Utilização de ferramentas de modelação e simulação de circuitos. Programa genérico mínimo
1. Introdução à electrónica: teoremas dos circuitos lineares; sinais analógicos e digitais; espectro de frequência; amplificação e modelos de circuitos amplificadores. 2. Amplificadores operacionais: amplificador operacional ideal; montagem inversora e não inversora; amplificador diferencial e de instrumentação; integrador e diferenciador; limitações do amplificador operacional não ideal. 3. Díodos: o díodo ideal; curvas características dos díodos de junção; modelos; descrição física do funcionamento da junção pn. Díodos zener. Circuitos rectificadores. Circuitos limitadores e restauração dc. 4. Transístores bipolares de junção (BJT): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor. Polarização do BJT em circuitos amplificadores. Funcionamento do BJT e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor BJT digital básico. 5. Transístores MOS de efeito de campo (MOSFET): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor. Polarização do MOSFET em circuitos amplificadores. Funcionamento e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor digital CMOS. MOSFET de depleção. 6. Introdução à electrónica digital. Conversão analógico-digital e digital-analógica. Pré-requisitos
Não tem. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em aprendizagem autónoma; . Criatividade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20122013
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0% Exame: 70.0% Bibliografia de referência
SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth C. Microelectronic Circuits. 5th ed. Oxford University Press. Método de ensino
Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratoriais e de simulação. Recursos específicos utilizados
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação. |