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Revestimento de Superfícies
EB 2014 . 2015 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Com esta disciplina, pretende-se dar aos alunos os conhecimentos necessários para alterar as superfícies de vários materiais de modo a aumentar a sua actividade, controlar a sua energia e hidrofobicidade. Terão ainda uma visão geral das aplicações dos materiais, depois de modificados, em áreas tão importantes como a electrónica e a medicina.
Programa genérico mínimo
Modificação de superfícies por processos químicos, físicos e biológicos. Modificação por plasma. Alteração das superfícies por copolimerização de enxerto, por imobilização de compostos biológicos e por fotopolimerização. Modificação de superfícies por silanização e pelo processo sol-gel.
A nanotecnologia na modificação de superfícies. A importância dos modificados em áreas tão importantes como análises cromatográficas, biotecnologia, medicina, electrónica, informática e aeronáutica. Caracterização de superfícies por XPS, SEM, por determinação de energia de superfície e por FTIR. Fenómenos de adesão. Pré-requisitos
Física e Bioquímica
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Ambição profissional; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em trabalho em grupo; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Iniciativa e espírito empreendedor; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Buddy D.Ratner, Allan S.Hoffman, Biomaterials Science. An Introduction to Materials in Medicine,2004
Frederick H.Silver, Biomaterials Science and Biocompatibility, 1999 K.L.Mittal, Polymer Surface Modification: Relevance to Adhesion,1996 Método de ensino
Exposição dos conceitos teóricos e das metodologias de abordagem de tópicos relacionados com superfícies, e alguns exemplos de aplicação.
Apresentação de casos práticos e discussão de problemas mais complexos com os alunos organizados em grupos. Recursos específicos utilizados
- Sala equipada com meios audiovisuais - Sala com recursos computacionais e acesso a Internet |