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RMN Biomédico e Imagiologia Molecular
EB 2018 . 2019 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta unidade curricular tem por objectivo apresentar aos alunos a um nível aprofundado os conceitos da espectroscopia RMN úteis em Biomedicina, bem como da Imagem por Ressonância Magnética. Serão também apresentadas e discutidas as principais aplicações destas técnicas em investigação biomédica ao nível celular, orgãos, animais e humanos, bem como na prática clínica. Serão introduzidas a nível muito básico outras técnicas imageológicas importantes em diagnóstico médico, tais como raios X, ultrasons e técnicas de Medicina Nuclear, tais como PET e SPECT, ou outras ainda em desenvolvimento, tais como a imagem óptica (incluindo bioluminescência ? BLI). Estes conceitos permitirão a apresentação e discussão dos recentes desenvolvimentos em imagem molecular multimodal.
Programa genérico mínimo
1. Revisão de conceitos básicos sobre interacção da radiação com a matéria. Zonas do espectro electromagnético.
2. Espectroscopia de RMN Biomédico. Parâmetros RMN, aplicações ao estudo do metabolismo, energética e transporte iónico em células, tecidos e órgãos, seus extractos, e em humanos. Metabolómica e metabonómica por RMN 3. Imagem Médica: Modalidades - óptica, ultrasons, raios X , nuclear (PET/SPECT), IRM. Imagem multimodal. 4. IRM: Bases físicas e fisiológicas da relaxação magnética in vivo. Sequências de imagem e contraste. RM Funcional do cérebro. 5. Introdução à Imagem Nuclear. Produção de radionuclídeos. Síntese de radiofármacos. Tomografia de emissão - PET/SPECT. Princípios físicos e aplicações. 6. Imagem Óptica. Absorção, ?scattering?, luminescência. Tipos de fluoróforos. Exemplos. Imagem de fluorescência e bioluminescência. 7. Imagem Molecular. Agentes de contraste IRM. Quelatos de Gd e nanositemas. Marcação de células. Hiperpolarização, imagem metabólica. Pré-requisitos
Todo o 1.º Ciclo de Bioquímica, em particular Bioquímica I, Bioquímica II, Espectroscopia Biomolecular, Introdução à Bioquímica Estrutural e Metais em Medicina e no Ambiente
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
1. N. Beckman (1995) Carbon-13 NMR Spectroscopy of Biological Systems, Academic Press, N.Y.
2. J.D. de Certaines, W.M.M.J. Bovée, F. Podo (1992) Magnetic Resonance Spectroscopy in Biology and Medicine, Pergamon Press, Oxford 3. R. J. Gillies (1994) NMR in Physiology and Biomedicine, Academic Press, N.Y. 4. E.B. Cady (1990) Clinical Magnetic Resonance Spectroscopy, Plenum Press, N.Y. 5. Rinck, P.A. (2003) Magnetic Resonance in Medicine. The basic Textbook of the European Magnetic Resonante Forum. ABW Wissenshaftsverlag, Leiben, Austria. 6. M. A. Brown and R.C. Semelka (2003) MRI, basic principles and applications, Wiley-Liss,Hoboken, N.J. 7. Bushberg, J.T., Seibert, J.A., Leidholdt, E.M., Boone, J.M. (2002) The Essential Physics of Medical Imaging. Lippincott Williams and Wilkins. Philadelphia, USA. 8. Dendy, P.P., Heaton, B. (1987) Physics for Radiologists. Blackwell Scientific Publications, Oxford. UK. Método de ensino
- teórico (T): ensino dos temas essenciais do programa; uso de meios audio-visuais e internet.
- teórico-prático (TP), estudo de 4 artigos de investigação recentes com avaliação final - teor prático (P): contacto com os principais métodos científicos na área de imagem molecular, com visitas ao Centro de RM Funcional Cerebral e ao ICNAS, com demonstrações do funcionamento de aparelhos MRI, SPECT, PET e marcaçao de radiofármacos, eg com 68Ga - Seminário (S): preparação pelos alunos e avaliação dum trabalho baseado nas sessões práticas Recursos específicos utilizados
Sala de aula com meios computacionais e Internet. Acesso a espectrómetro RMN, e a aparelhos de imagem diagnóstica hospitalar (IRM, câmara gama, raios X, ultrasons).
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