|
Gestão de Qualidade
EF 2009 . 2010 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A qualidade é um dos principais factores que influenciam a aquisição de um número crescente de produtos e serviços quer o cliente seja um indivíduo, uma empresa industrial ou uma organização pública. Assim, a compreensão dos conceitos associados à qualidade, a sua medição e controlo (ao nível do projecto e fabrico), são fundamentais para o sucesso das organizações.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram os fundamentos da gestão da qualidade, e que apreendam as ferramentas disponíveis para a sua implementação, medição e controlo, quer na fase de projecto, quer na fase de execução Programa genérico mínimo
Definições
Custos da qualidade Noções estatísticas aplicadas à qualidade Controlo da recepção Cartas de controlo Metrologia Fiabilidade Qualidade da concepção Normalização Pré-requisitos
Probabilidades e Estatística, Economia e Gestão Industrial
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Preocupação com a qualidade; . Competência em planear e gerir; . Capacidade negocial; . Competência para resolver problemas; . Capacidade de decisão; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
J.M. Magalhães e C. Silva, Gestão da Qualidade (Apontamentos da disciplina), DEM (Texto Principal).
A.V. Feigenbaum, Total Quality Control, 3rd ed., McGraw-Hill J.M. Juran e F. M. Gryna Jr., Quality Planning and Analysis Método de ensino
Aulas teóricas para exposição dos assuntos tratados nas disciplinas.
Aulas teórico práticas para resolução de problemas. A resolução de problemas é feita em grupo, estando o docente disponível na aula para ajudar os alunos a ultrapassarem as dificuldades sentidas. Recursos específicos utilizados
|