|
Gestão da Qualidade
EF 2018 . 2019 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A qualidade é um dos principais factores que influenciam a aquisição de um número crescente de produtos e serviços – quer o cliente seja um indivíduo, uma empresa industrial ou uma organização pública. Assim, a compreensão dos conceitos associados à qualidade, à sua medição e controlo (ao nível do projecto e fabrico), são fundamentais para o sucesso das organizações. Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram os fundamentos da gestão da qualidade, e que apreendam as ferramentas disponíveis para a sua implementação, medição e controlo, quer na fase de projecto, quer na fase de execução de um produto ou serviço. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de desenvolver o conjunto de documentos necessários ao estabelecimento de um sistema formal de gestão da qualidade. Programa genérico mínimo
1. Definição e conceito de qualidade e sua importância no âmbito da engenharia; 2. Custos da qualidade; 3. Qualidade na fase de projecto – Quality function Deployment (QFD); 4. Análise modal de falhas e efeitos; 5. O controlo estatístico do processo (Inspecção; cartas de controlo); 6. As normas ISO 9000 e os sistemas formais de qualidade; 7. Seis Sigma. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Preocupação com a qualidade; . Competência em planear e gerir; . Capacidade negocial; . Competência para resolver problemas; . Capacidade de decisão; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20182019
Avaliação Resolução de problemas: 20.0% Exame: 80.0% Bibliografia de referência
J.M. Magalhães e C. Silva, Gestão da Qualidade (Apontamentos da disciplina), DEM (Texto Principal). A.V. Feigenbaum, Total Quality Control, 3rd ed., McGraw-Hill J.M. Juran e F. M. Gryna Jr., Quality Planning and Analysis, Mc Graw Hill Duret, D. E Pillet, M., Qualidade na produção: da ISO 9000 ao Seis Sigma, Lidel. Método de ensino
Exposição teórica da matéria com recurso a slides e vídeos. Resolução de problemas recorrendo às ferramentas de controlo da qualidade. A resolução dos problemas é feita em grupo, com apoio do docente, potenciando a discussão entre os alunos acerca das abordagens a seguir para chegar aos resultados pretendidos. Recursos específicos utilizados
|