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Mecatrónica
EF 2013 . 2014 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Conhecer os aspetos fundamentais da conceção e implementação de sistemas de mecatrónica e suas interdependências. Ser capaz de utilizar os conhecimentos de teoria do controlo adquiridos em unidades curriculares anteriores para projetar e implementar sistemas de mecatrónica. Programa genérico mínimo
Sistemas eletromecânicos integrados Equações fundamentais da dinâmica de sistemas mecânicos com massas móveis Máquinas e transmissão mecânica Atuadores elétricos e circuitos eletrónicos de comando: -Solenoides discretos e contínuos -Motores DC; Motores de passo; motores DC sem escovas (brushless); -Motores AC; motores de indução e variadores eletrónicos de velocidade; -Motores piezoelétricos lineares e rotativos Atuadores micro-eletromecânicos (MEMs): micro-relés de silício, micro-válvulas, micro-bombas e micromotores. Exemplos de projeto de sistemas mecatrónicos: modelação, controlo e diagnóstico Pré-requisitos
Electrónica II, Instrumentação e Medidas, Controlo Digital Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência para resolver problemas; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Trabalhos práticos: 30.0% Projecto: 30.0% Exame: 40.0% Bibliografia de referência
R. Isermann, Mechatronic Systems: Fundamentals, Springer; 2005. W. Bolton, Mechatronics: Electronic Control Systems in Mechanical and Electrical Engineering (3rd Edition), Prentice Hall; 2004. Godfrey C. Onwubolu, Mechatronics: Principles and Applications, Butterworth-Heineman, 2005. Método de ensino
O ensino consiste em aulas magistrais com recurso ao quadro e também à projeção de slides. A componente prática é composta pela realização de um conjunto de trabalhos e de um projeto. Recursos específicos utilizados
Placas de desenvolvimento baseadas em microcontroladores.
Componentes electrónicos para interface com sensores e actuadores electromecânicos. Diversos tipos de motores eléctricos. Computadores pessoais e software de desenvolvimento de aplicações para microcontroladores. Ferramentas de modelação e simulação de sistemas dinâmicos (e.g., Matlab) |