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DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
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MAPA EXAMES
      
Métodos Instr. Avançados de Análise
EF
2015 . 2016  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2006280116pt


Objectivos formativos

Descritores de Dublin
1. Conhecimento e Capacidade de compreensão
1.1. compreensão e utilização de conceitos em Química
1.2. compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras.
1.3. capacidade de sintetizar a informação
2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão
2.1. aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas
2.2. capacidade para realizar trabalho experimental no laboratório
3. Realização de julgamento/tomada de decisão
3.1. saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões
4. Comunicação
4.1. compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia
4.2. saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista
5. Competências de auto-aprendizagem
5.1. capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida

Programa genérico mínimo

*Visão global da química analítica moderna.
*Propriedades físicas da matéria e parâmetros analíticos.
*Amostragem, acondicionamento e preparação de amostras.
*O processo analítico.
*Análise térmica
*Análise espectroscópica. Espectroscopia atómica de emissão e absorção. Espectroscopia de uv/visível, infravermelho, raios-X etc. Fluorescência. RMN e RPE.
*Técnicas de separação. Cromatografia gasosa, líquida, de fluidos supercríticos etc. Métodos de electromigração.
*Métodos electroquímicos voltamétricos, coulométricos e potenciométricos.
*Instrumentação.
*Sensores químicos e biossensores. Aplicações.
*O problema analítico e controlo de qualidade. Rastreabilidade e materiais de referência.

Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Capacidade de decisão;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais36
total horas lectivas66

Método de avaliação
Projecto25 %
Exame75 %

Bibliografia de referência

S. Ahuja, N. Jespersen eds., Modern Instrumental Analysis, Elsevier, Amsterdam, 2006.
D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman, Principles of instrumental analysis, 5a ed.,
Harcourt Brace and Co., 1998.
M. Valcarcel, Principles of Analytical Chemistry, Springer, Berlin, 2000..
R. Kellner et al. eds., Analytical Chemistry, Wiley-VCH, Weinheim, 1998.

Método de ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais difíceis.
Para o ensino prático, cada aluno irá realizar um projecto individual no laboratório baseado num tema de interesse actual, procurando as fontes de informação adequadas para planear a parte experimental.

Recursos específicos utilizados

Laboratório com equipamento para projectos práticos de análise química e controlo químico de qualidade.
Internet como fonte de informação bibliográfica.

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